STF dá 48 horas para que CPI explique quebra de sigilo de ex-diretor da PRF

O ministro Nunes Marques é o relator do caso, mas devido ao recesso do STF, o pedido foi encaminhado ao ministro Luís Roberto Barroso, vice-presidente da Corte, responsável pelos casos urgentes neste período.

Silvinei Vasques na Câmara dos Deputados | Agência Câmara
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que a CPI dos atos do 8 de janeiro forneça informações sobre a quebra de sigilo bancário, fiscal, telefônico e telemático do ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Silvinei Vasques, dentro de um prazo de 48 horas. Barroso ressaltou que a análise do pedido ocorrerá após a apresentação dessas informações, considerando a excepcionalidade das medidas urgentes.

A defesa de Silvinei Vasques acionou o STF na última sexta-feira (14) buscando suspender a medida de quebra de sigilo. Vasques ocupou o cargo de diretor-geral da PRF durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro e esteve à frente da corporação durante as eleições do ano passado, período em que surgiram denúncias de uso político da força de segurança.

Leia Mais

Durante seu depoimento à comissão em junho, Vasques negou qualquer irregularidade em relação à atuação da PRF. A defesa do ex-diretor argumenta que a medida de quebra de sigilo viola a Constituição, afirmando que foi elaborada de maneira equivocada, em uma sessão confusa, sem debate adequado e que representou uma verdadeira violência à Constituição da República Federativa do Brasil, além de atingir a imagem e a privacidade de Vasques.

Os advogados também ressaltaram que não há justificativa para a quebra da intimidade de Vasques, uma vez que a medida foi solicitada sem que sua condição de testemunha fosse previamente alterada para a de investigado por meio de votação.

O ministro Nunes Marques é o relator do caso, mas devido ao recesso do STF, o pedido foi encaminhado ao ministro Luís Roberto Barroso, vice-presidente da Corte, responsável pelos casos urgentes neste período.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES