Abin: saída de Moretti é dada como certa, mas Lula quer reformas mais profundas

Ministros do governo Lula acreditam que a situação de Moretti tornou-se insustentável e que sua demissão é apenas uma questão de tempo

Alessandro Moretti | Luiz Silveira/ Agência CNJ
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A saída do diretor adjunto da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Alessandro Moretti, parece inevitável após a operação realizada pela Polícia Federal (PF) na última quinta-feira (25). Ministros do governo Lula (PT) acreditam que a situação de Moretti tornou-se insustentável e que sua demissão é apenas uma questão de tempo.

No entanto, divergências surgem no entorno do presidente quanto à extensão das mudanças no comando da Abin. Enquanto interlocutores de Lula na PF e no Ministério da Justiça, assim como ministros próximos ao presidente, defendem mudanças mais profundas na estrutura da Abin, o discurso na Casa Civil, liderada pelo ministro Rui Costa, sugere cautela antes de tomar decisões drásticas, esperando o esclarecimento total das investigações.

Defensores da saída de Moretti e do diretor-geral da Abin, Luiz Fernando Corrêa, alegam que a operação da PF encontrou indícios de interferência por parte da atual gestão da Abin nas investigações, com suspeitas de conluio com o deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ), ex-diretor-geral da Abin no governo Bolsonaro.

O suposto vínculo de Moretti com o bolsonarismo também é citado como argumento para sua exoneração, visto que ele atuou no comando da PF durante a gestão anterior. Corrêa, apesar de questionado por manter Moretti no cargo, conta com a confiança do presidente Lula, destacada pelo ex-ministro da Justiça Tarso Genro, e é elogiado por sua qualificação e confiabilidade.

O desenrolar desses acontecimentos indica um cenário complexo e em evolução no cenário da inteligência brasileira, com diferentes perspectivas sobre o caminho a ser seguido na Abin.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES