Abin será acusada pela Polícia Federal de crime contra soberania nacional

Além da questão do uso inadequado do First Mile, a Polícia Federal está investigando outras possíveis irregularidades na Abin

Abin será acusada pela Polícia Federal de crime contra soberania nacional | Reprodução/Abin
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Polícia Federal (PF) está preparando uma solicitação para o indiciamento de integrantes do governo Bolsonaro, acusados de violação da soberania nacional no âmbito de um inquérito sobre supostas irregularidades na Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Essa transgressão é enquadrada na Lei nº 14.197, promulgada pelo então presidente Bolsonaro em 2021, a qual tipifica como crime ações que atentem contra o Estado Democrático de Direito. As informações foram divulgadas pela coluna de Paulo Capelli, no portal Metrópoles.

De acordo com fontes próximas à investigação, a alegada infração teria sido perpetrada por meio da utilização do software de espionagem First Mile. Adquirido pela Abin por R$ 5,7 milhões durante a administração do governo Temer, este sistema de origem israelense teria sido empregado para monitorar a localização de autoridades, opositores e aliados de Bolsonaro durante o mandato anterior.

Os investigadores destacam o artigo 359, que trata de espionagem. Ele considera crime "entregar a governo estrangeiro, seus agentes, ou a organização criminosa estrangeira, documento ou informação classificados como secretos ou ultrassecretos", em desacordo com a lei ou regulamento. O inciso 2 também considera crime se "documento, dado ou informação for transmitido, ou revelado com violação do dever de sigilo". A pena prevista é de 6 a 15 anos de prisão.

O First Mile armazenava dados em um servidor localizado em Israel, onde está sediada a Cognyte, empresa responsável pelo desenvolvimento do software. A empresa tinha acesso aos números de telefone registrados no sistema.

Autoridades da Polícia Federal sustentam a crença de que ao empregar o software israelense para monitorar autoridades brasileiras, o governo Bolsonaro colocou em risco informações sensíveis à soberania nacional, expondo-as a países estrangeiros.

O First Mile possibilitava a obtenção da localização aproximada de pessoas que utilizavam dispositivos móveis com tecnologias 2G, 3G e 4G, o que facilitava o rastreamento de encontros pessoais ou itinerários das pessoas monitoradas pela Abin. O dispositivo não realizava interceptação telefônica ou telemática, ou seja, não tinha acesso às conversas ou mensagens trocadas pelos alvos.

Além da questão do uso inadequado do First Mile, a Polícia Federal está investigando outras possíveis irregularidades na Abin, como a suspeita de infiltração de agentes em campanhas eleitorais de 2022 e o suposto uso da estrutura da agência para proteger o senador Flávio Bolsonaro no caso das rachadinhas.

A Polícia Federal está em busca de detalhar a conduta individual de cada envolvido nos casos sob investigação. Todos os acusados negam ter cometido irregularidades na Abin e já foram alvo de mandados de busca e apreensão autorizados pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES