General Heleno dribla a PF e adia depoimento sobre 'Abin paralela'

Em declarações anteriores, o ex-ministro negou qualquer participação no uso do First Mile, a principal ferramenta da chamada “Abin Paralela”

General Augusto Heleno | Geraldo Magela/Agência Senado
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Polícia Federal (PF) decidiu adiar o depoimento do general Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) durante o governo Bolsonaro, no âmbito da investigação sobre as supostas atividades ilegais de espionagem realizadas dentro da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

A assessoria da PF confirmou o adiamento, porém, não divulgou uma nova data para o depoimento. Segundo apuração do blog da jornalista Andréia Sadi, do site g1, o pedido partiu do próprio Heleno.

Em declarações anteriores, o ex-ministro negou qualquer participação no uso do First Mile, a principal ferramenta da chamada "Abin Paralela". Vale destacar que a agência oficial estava subordinada à pasta que o general comandava.

No dia da operação da PF contra Alexandre Ramagem, ex-chefe da Abin, Heleno afirmou que não havia motivos para a PF intimá-lo, pois já havia prestado esclarecimentos à CPMI dos atos golpistas. Entretanto, após consulta às notas taquigráficas das comissões, não foi encontrada nenhuma declaração de Heleno sobre a Abin paralela.

A suspeita é de que, durante o governo Bolsonaro, a Abin tenha utilizado o software para monitorar ilegalmente autoridades públicas, como governadores e até membros do Supremo Tribunal Federal (STF).

Ministros do STF acreditam que a montagem de uma "Abin Paralela" só teria viabilidade com o aval do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e do ex-chefe do GSI, Augusto Heleno.

Alexandre Ramagem, próximo da família Bolsonaro, afirmou que despachava diretamente com Bolsonaro e Heleno, sendo este seu superior hierárquico. Ramagem, que ingressou na PF como delegado em 2005, chefiou a equipe de segurança do ex-presidente na campanha eleitoral de 2018, após o atentado a faca em Juiz de Fora (MG). Ele destacou que tinha contato diário com Heleno e que o general era seu superior hierárquico.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES