Álbum de fotos revela o Brasil em alta no cenário diplomático mundial

O presidente Lula tem se mostrado comprometido em fortalecer as relações internacionais do Brasil e em buscar soluções para os desafios globais.

Brasil em alta no cenário diplomático | Ricardo Stuckert
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Durante a cúpula estendida do G7, o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, tem se destacado no cenário diplomático mundial, fortalecendo relações bilaterais e buscando soluções para conflitos globais. Fotos recentes do presidente Lula ao lado de líderes mundiais como o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e o primeiro-ministro do Vietnã, Phạm Minh Chính, evidenciam a mudança de perfil do Brasil nas relações internacionais.

Leia Mais

Em seu encontro com Biden e Chính, Lula abordou a necessidade de paz no mundo e ressaltou a importância de se discutir os conflitos existentes além da guerra na Ucrânia. O presidente brasileiro mencionou os conflitos sangrentos entre israelenses e palestinos, armênios e azéris, cossovares e sérvios, bem como a difícil situação enfrentada por yemenitas, sírios, líbios e sudaneses. Lula destacou a importância de os líderes mundiais não ignorarem essas crises e de se buscar soluções para promover a paz global.

Além dos encontros com Biden e Chính, Lula também se reuniu com o presidente da França, Emmanuel Macron, e uma série de outras lideranças, conforme especificado em sua agenda. Um dos destaques foi o encontro com o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, no qual discutiram possíveis saídas para a paz no conflito da Ucrânia. Lula ressaltou a necessidade de reforma do Conselho de Segurança da ONU, enquanto Guterres apoiou a iniciativa brasileira de formar um grupo de cooperação com os países que possuem grandes florestas, incluindo as nações amazônicas, a Indonésia e a República Democrática do Congo.

Outro encontro relevante ocorreu com o presidente da União das Comores, Azali Assoumani, durante o qual Lula anunciou o apoio do Brasil à demanda da União Africana por uma vaga no G20, destacando a importância da África para o Brasil e seu interesse em fortalecer as relações com o continente.

A agenda de Lula também incluiu reuniões com líderes de países como Japão, Indonésia, Canadá, Índia, além de participação em sessões de trabalho do G7, tratando de temas como crises múltiplas, sustentabilidade e transição energética.

Durante seu encontro com o primeiro-ministro do Vietnã, Pham Minh Chinh, ambos concordaram que o comércio entre os dois países poderia ser ampliado, levando em consideração o tamanho de suas populações e economias. Também destacaram a importância da cooperação na área de Ciência e Tecnologia.

O presidente Lula tem se mostrado comprometido em fortalecer as relações internacionais do Brasil e em buscar soluções para os desafios globais. Sua participação ativa na cúpula do G7 demonstra uma mudança significativa no perfil diplomático do país, colocando o Brasil em alta no cenário mundial.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES