André Mendonça usa 'carta na manga' para dificultar privatização de Tarcísio

O ministro do STF foi o escolhido como relator da ação judicial que pode intervir na agenda econômica elaborada pelo governador de SP

André Mendonça e Tarcísio de Freitas | Reprodução/Estadão
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça, estaria planejando utilizar uma ação judicial como forma de "dar o troco" ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). O motivo seria a escolha de Marco Bertaiolli para uma vaga no Tribunal de Contas do Estado (TCE-SP), preterindo o indicado de Mendonça, Maxwell Vieira.

Recentemente, o ministro tentou emplacar Vieira no TCE-SP, mas Tarcísio optou por Bertaiolli, indicado por Gilberto Kassab. A decisão teria deixado Mendonça irritado, principalmente considerando a relação de coleguismo que compartilharam na Esplanada dos Ministérios durante o governo Bolsonaro.

Agora, aliados do ministro veem uma oportunidade de retaliação na ação judicial protocolada pelo Psol e PT, que busca barrar a privatização da Sabesp, uma das metas prioritárias de Tarcísio. Mendonça foi escolhido como relator do caso no STF, o que lhe confere a possibilidade de influenciar diretamente nos planos do governador paulista.

Colocando em pauta as divergências entre bolsonaristas e a privatização da Sabesp, intensificadas após a crise do apagão em São Paulo, aliados de Mendonça acreditam que o cenário pode ser ainda mais desfavorável para Tarcísio. O ministro, ao assumir um papel decisivo no julgamento, poderá complicar os planos de privatização da empresa, que enfrenta resistência crescente.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES