Ministros do STF afirmam que André Mendonça age 'a serviço' do bolsonarismo

O ministro solicitou a transferência do julgamento de dois terroristas ligados aos atos golpistas do 8/1 para o plenário presencial

Ministro André Mendonça | Carlos Alves Moura
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) afirmam que André Mendonça atuou em favor do bolsonarismo ao solicitar a transferência para o plenário presencial do julgamento de dois réus ligados aos atos golpistas de 8 de janeiro. O julgamento de cinco réus estava em andamento no plenário virtual e deveria ser concluído até as 23h59 de segunda-feira (02), com maioria para a condenação no domingo (1º).

Antes do prazo final, o ministro Mendonça requereu a mudança para o plenário físico, resultando no destaque dos casos e obrigando os ministros a votar presencialmente. Três ministros do STF, em anonimato, consideram essa decisão uma tentativa de posicionar-se contra o bolsonarismo, temendo que a conclusão dos julgamentos leve à análise dos autores intelectuais da tentativa de golpe, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Leia Mais

"É serviço, porque na verdade estão vendo nisso o desdobramento que é o fim da história: está faltando alguém'', disse um ministro do STF. "Então, pedindo mais tempo, ele evita acelerar o julgamento e o desfecho", continuou.

É importante mencionar que o ministro era Advogado-Geral da União do Brasil. Ele foi indicado por Bolsonaro para ocupar uma vaga na Suprema Corte, em 2021, sob a bandeira de ser “terrivelmente evangélico”.

Um ministro afirmou que Mendonça está, na verdade, buscando evitar a aceleração do julgamento e seu desfecho, enquanto outro considera "praticamente" impossível que a mudança para o plenário físico influencie os votos dos ministros.

Após a repercussão, André Mendonça defendeu sua decisão, alegando que os processos têm peculiaridades que exigem análise simultânea. Ele afirmou que agiu dentro do interesse na Justiça e que apenas alguém com "extrema má-fé" pensaria o contrário.

Para mais informações, acesse Meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES