Até os bispos! Entidades lançam ação contra anexação de terras ao Piauí

O movimento 'Unidos pela Ibiapaba' foi lançado na última terça-feira, 29 de junho, em audiência na Assembleia Legislativa do Ceará.

Movimento 'Unidos pela Ibiapaba' foi lançado na última terça-feira, 29 de junho, em audiência na Assembleia Legislativa do Ceará. | ALECE
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em agenda na Assembleia Legislativa do Ceará na última terça-feira, 28 de junho, foi lançado o movimento 'Unidos pela Ibiapaba', composto por vinte e cinco entidades empresariais e religiosas, reunidas pelo deputado Carlos Matos (União Brasil).

Na ocasião, foram homenageados os pioneiros do agronegócio a partir da implantação do Instituto Agropolos pelo governo do Estado há 20 anos.

Leia Mais

Durante o evento, Matos incitou o sentimento de pertencimento dos cearenses para que nenhum ibiapabano sinta-se sozinho na luta pela manutenção das terras reivindicadas pelo Governo do Piauí.

Movimento foi lançado na Assembleia Legislativa do Ceará (Foto: Ascom ALECE)O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará, Amilcar Silveira, criticou a omissão do ex-governador, Camilo Santana, por não ter tomado nenhuma providência para impedir que o litígio chegasse ao Supremo Tribunal Federal. Ele destacou a atitude da governadora Izolda Cela (PDT) que procurou a relatora do processo, ministra Cármen Lúcia, e provocou a Procuradoria Geral do Estado para acompanhar o caso.

O empresário Paulo Wagner, que preside da Agência Líder de Desenvolvimento da Ibiapaba, reclamou que a região é rica, representa quase metade da produção da agricultura cearense, mas é esquecida dos poderes públicos.

O bispo da Diocese de Tianguá, Dom Francisco Edimilson Neves, afirmou que os padres estão preocupados com a disputa de terras e sugeriu que os interesses político/administrativos entre o Ceará e o Piauí deveriam dar lugar ao cuidado das pessoas e suas identidades.

Edimilson pediu respeito a vontade do povo da Ibiapaba dentro de um processo democrático de escolha. O religioso disse que estava faltando mobilização popular, povo nas ruas em defesa de sua identidade cultural.

Assinam o manifesto “A Ibiapaba é Nossa e Sempre Será” as seguintes entidades: Faec, Sinduscon, Fiec, FCDL, MPCE, CDL Fortaleza, ACESU, ACAD, Acomac, Aceav, AJE, Acert, OAB/CE, Diocese de Tianguá, Agência Líder, Fecomércio, CIC, Associação Caatinga, Unichristus, ACC, Fampec, OCB/CE, Instituto Promover e FACC.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES