Augusto Aras arquiva ação contra ministro Alexandre de Moraes

Procurador-geral da República alegou que a decisão visa “evitar duplicidade de procedimentos”

Aras arquiva ação contra ministro Alexandre de Moraes | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O procurador-geral da República, Augusto Aras, arquivou nesta quinta-feira (26) a notícia-crime apresentada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Sem entrar no mérito, Aras justificou a decisão em razão da duplicidade de ações, já que Bolsonaro também encaminhou ao STF pedido de abertura de inquérito contra Moraes. “Em face do exposto, tendo em vista o aspecto formal descrito e para evitar duplicidade de procedimentos, determino o arquivamento desta notícia-crime”, decidiu o PGR.

Aras arquiva ação contra ministro Alexandre de Moraes- Foto: Reprodução

Leia Mais

Mais cedo, a analista da CNN Carolina Brígido já havia antecipado a informação de que a PGR iria arquivar a notícia-crime contra Alexandre de Moraes. A pessoas próximas, o procurador-geral afirmou que não há elementos mínimos para investigar Moraes.

A notícia-crime de Bolsonaro contra Moraes foi ajuizada no dia 16 de maio. Segundo apuração da CNN, a ação cita supostos ataques do ministro contra a democracia, além de desrespeito à Constituição e desprezo aos direitos e garantias fundamentais.

A ação também relata outros pontos, como “injustificada investigação no inquérito das fake news, quer pelo seu exagerado prazo, quer pela ausência de fato ilícito e por não permitir que a defesa tenha acesso aos autos”.

O relator da notícia-crime no STF foi o ministro Dias Toffoli, que negou o pedido de Bolsonaro na semana passada. Depois disso, o presidente recorreu à Procuradoria-Geral da República (PGR) e ao próprio Supremo.

Cabe a Toffoli, agora, definir quando o recurso será julgado e se o caso será encaminhado ao plenário físico ou virtual do STF. Ministros da Corte consultados reservadamente pela CNN acreditam que o plenário confirmará a decisão de Toffoli de não abrir o inquérito contra o colega.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES