Augusto Aras se manisfesta contra o acordo de delação entre Mauro Cid e STF

O procurador-geral utilizou as redes sociais para explicar que a posição da PGR se baseia numa lei constitucional

Augusto Aras e Alexandre de Moraes | José Cruz/Agência Brasil e Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Procuradoria-Geral da República (PGR) expressou sua objeção à acessibilidade ao acordo de delação premiada negociado pelo tenente-coronel Mauro Cid com a Polícia Federal (PF). Apesar dessa discordância, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, homologou a delação e concedeu liberdade ao ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que foi solto neste sábado (09) após passar quatro meses na prisão.

O procurador-geral da República, Augusto Aras, utilizou as redes sociais para explicar que a posição da PGR se baseia numa interpretação da lei, na qual o órgão considera que a PF não possui autorização legal para firmar acordos de delação premiada. Aras também fez uma comparação entre esse caso e delações anteriores, como a do ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci e do ex-governador do Rio Sérgio Cabral, que enfrentaram questionamentos e não resultaram em condenações.

Leia Mais

Entretanto, é importante observar que o STF já homologou outras delações pela PF, incluindo as mencionadas por Aras. Em 2018, após não conseguir firmar um acordo com a PGR, Palocci falou sobre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a PF. Posteriormente, as investigações não obtiveram apoio às acusações de Palocci, levando à desconsideração de sua delação.

Aras reforçou o compromisso da PGR com a Constituição e sua posição de não aceitar delações conduzidas por autoridades federais, citando novamente os casos de Antonio Palocci e Sérgio Cabral. O procurador-geral da República acrescentou que o subprocurador-geral da República que se manifestou sobre a delação de Cid está a procurar a observância estrita da lei.

Medidas restritivas

A homologação do acordo de delação premiada proposta pela defesa do tenente-coronel e a subsequente concessão de liberdade provisória por Moraes incluíram medidas cautelares, como o uso de tornozeleira eletrônica, restrições de locomoção em horários específicos e o afastamento das funções no Exército.

Em 6 de setembro, Cid compareceu à Suprema Corte para manifestar seu desejo de colaborar com as autoridades. Ele havia sido preso sob a acusação de envolvimento em um esquema de fraude nos cartões de vacinação de seus familiares e de Bolsonaro. Cid também é alvo de investigações relacionadas a operações que abrangem a venda ilegal de joias sauditas e outros itens do acervo da Presidência da República durante a gestão do ex-presidente.

Para mais informações, acesse Meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES