Bancada evangélica se revolta por Receita voltar a cobrar impostos de pastores

O texto revoga a isenção fiscal para líderes religiosos, como pastores, que havia sido concedida em agosto de 2022 pelo ex-presidente Jair Bolsonaro

Frente Parlamentar Evangélica | Montagem/MeioNorte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um ato publicado pela Receita Federal na edição de quarta-feira (17) do Diário Oficial da União (DOU) gerou indignação entre os membros da bancada evangélica. O texto revoga a isenção fiscal para líderes religiosos, como pastores, que havia sido concedida em agosto de 2022 pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

O deputado federal e pastor Marco Feliciano (PL-SP) afirmou ao site Metrópoles: “Lula tirou de uma vez a máscara e iniciou sua vingança através da perseguição religiosa”. Já a senadora Damares Alves (Republicanos-DF), vice-presidente da Frente Parlamentar Evangélica, destacou a significativa presença evangélica no Brasil, afirmando: “Não vão nos expulsar, mas com certeza vão tentar fazer nossos dias bem difíceis”.

O senador e pastor Magno Malta (PL-ES) argumentou que a isenção não representa uma perda significativa para os cofres públicos, lembrando que a medida de Bolsonaro em 2022 buscava aliviar o ônus de um segmento envolvido em ações sociais. Malta afirmou que a revogação visa aumentar a arrecadação "em benefício de um governo que só sabe gastar".

O deputado federal Sóstenes Calvante (PL-RJ) classificou a medida como "mais uma dose do veneno do PT contra os religiosos", destacando a vulnerabilidade das religiões diante de fiscais mal-intencionados. O presidente da Frente Parlamentar Evangélica, senador Carlos Viana (Podemos-MG), acusou o PT de usar as instituições para atacar quem não apoia suas propostas.

A Receita Federal justificou a revogação afirmando que atendeu a uma determinação proposta pelo Ministério Público perante o Tribunal de Contas da União (TCU). A decisão, que suspende a eficácia do ato que concedia a isenção, foi publicada no Diário Oficial da União em 15 de janeiro de 2024.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES