Exclusivo Bancadas ligadas a Lula pedem urgência na PL dos direitos na internet

A matéria foi aprovada pela Comissão de Cultura no ano passado, na legislatura anterior, e o texto aprovado foi um substitutivo da relatora, deputada Maria do Rosário.

O projeto é de autoria de Jandira Feghali | Agência Câmara
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Líderes de bancadas parlamentares alinhadas ao presidente Lula (PT) uniram-se ao deputado federal Elmar Nascimento (União Brasil-BA) para solicitar urgência na apreciação do Projeto de Lei (PL) 2370/2019. Essa proposta tem como objetivo assegurar ao titular dos direitos autorais sobre uma obra a capacidade de notificar extrajudicialmente o provedor de aplicações de internet, exigindo a remoção do conteúdo divulgado indevidamente ou o pagamento de uma quantia, mesmo que a disponibilização tenha sido realizada por terceiros.

A exigência de pagamento só se aplicaria caso o provedor exercesse sua atividade com fins lucrativos. Nesse caso, a remuneração solicitada pelo detentor dos direitos autorais constituiria uma autorização para a disponibilização da obra ao público na internet. O texto também estipula que o provedor poderá ser responsabilizado solidariamente caso não atenda à notificação do proprietário dos direitos autorais para remover a obra da internet.

Leia Mais

A matéria foi aprovada pela Comissão de Cultura no ano passado, na legislatura anterior, e o texto aprovado foi um substitutivo da relatora, deputada Maria do Rosário, ao projeto original da deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) que propunha alterações na Lei dos Direitos Autorais.

Uma das principais mudanças presentes no relatório diz respeito à possibilidade de utilizar métodos extrajudiciais de resolução de controvérsias, como mediação e arbitragem, em disputas entre usuários e titulares de direitos autorais.

O projeto possui o mesmo número do polêmico PL das fake news, no entanto, foi apresentado na legislatura anterior, acredita-se que ele não deva gerar as mesmas controvérsias da proposta em destaque atualmente



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES