Banco Central deve baixar juros hoje para o menor nível em 16 meses

Copom tem nesta quarta-feira (20) seu segundo dia de reuniões. Se confirmado, esse será o segundo corte seguido da taxa Selic

Banco Central deve baixar juros hoje para o menor nível em 16 meses | Marcello Casal Jr./Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central está programado para se reunir nesta quarta-feira (20) e é amplamente esperado que ocorra um corte na taxa básica de juros da economia, reduzindo de 13,25% para 12,75% ao ano, conforme previsto pelos economistas das instituições financeiras. O anúncio oficial da decisão está agendado para ocorrer às 18h30.

Se essa previsão se concretizar, será o segundo corte consecutivo na taxa Selic, que iniciou sua trajetória de queda em agosto deste ano. Com a redução para 12,75% ao ano, a taxa atingiria seu nível mais baixo desde maio de 2022, quando estava em 11,75% ao ano. Isso representa a menor taxa em 16 meses. 

A previsão do mercado financeiro de uma redução da taxa de juros para 12,75% ao ano se fundamenta em indicações fornecidas pelo próprio Banco Central. No comunicado da última reunião, em que a taxa foi reduzida em 0,5 ponto percentual, o Copom comunicou a possibilidade de continuar implementando uma "redução de mesma magnitude" em relação àquela adotada naquela ocasião. 

Atualmente, o Banco Central está orientando suas decisões sobre a taxa básica de juros, a Selic, com foco na meta para o próximo ano e nos objetivos para o início de 2025, buscando controlar a alta dos preços e a inflação. A Selic é o principal instrumento de política monetária utilizado para essa finalidade. O aumento da inflação resulta em um poder de compra reduzido para as pessoas, especialmente aquelas com salários mais baixos, devido ao aumento nos preços dos produtos, sem um correspondente aumento nos salários.

Os analistas do mercado financeiro projetam que a taxa de juros seguirá em declínio nos meses seguintes, chegando a 11,75% ao ano até o final de 2023. Para o término de 2024, a projeção aponta que a Selic poderá atingir 9% ao ano.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES