Barroso assume a presidência do STF com recorde de ações e tensão latente

Ele terá que julgar casos polêmicos, como a legalização de drogas e o aborto, e trabalhar para melhorar a relação com o Congresso, que critica a interferência do STF em questões de competência legislativa.

Barroso assume a presidência do STF | Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro Luís Roberto Barroso tomará posse como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) enfrentando o desafio de lidar com o legado do 8 de janeiro, que elevou a quantidade de ações penais na Corte para um patamar recorde dos últimos 17 anos. Além disso, ele terá que julgar casos polêmicos, como a legalização de drogas e o aborto, e trabalhar para melhorar a relação com o Congresso, que critica a interferência do STF em questões de competência legislativa.

Barroso, que assume a presidência sucedendo Rosa Weber, tem como marca de sua gestão a busca pela eficiência nas sessões do plenário, propondo medidas para acelerar os processos. Entre as opções discutidas está a retomada do julgamento de ações penais pelas turmas, visando aliviar a carga de trabalho no plenário. O ministro também busca aprimorar o sistema de votação e avalia uma mudança no formato dos julgamentos da Corte.

Leia Mais

A quantidade de ações penais atingiu um patamar inédito após o 8 de janeiro, correspondendo a 98% dos processos criminais na Corte. Barroso, que assume aos 65 anos, também terá que definir a pauta de julgamentos, incluindo temas sensíveis como a legalização do aborto e a descriminalização do porte de maconha, enquanto busca manter uma relação construtiva com o Legislativo.

Apesar dos desafios, Barroso reafirmou a importância de uma gestão focada na qualidade do serviço judiciário, comunicação eficaz com a sociedade e relacionamento com diversos setores da mesma. O novo presidente quer enfatizar assuntos relacionados à segurança jurídica, ao respeito às instituições e à separação dos poderes, além do combate à pobreza e às desigualdades.

Barroso também já definiu alguns ocupantes de cargos importantes na estrutura interna do STF, planejando a criação da Ouvidoria do STF, sob responsabilidade da juíza Flávia Carvalho. Agora, cabe ao novo presidente definir sua agenda e estratégias para enfrentar os desafios durante sua gestão à frente do Supremo Tribunal Federal.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES