Barroso diz não ver 'crise' entre Congresso e STF, e prega diálogo

Barroso assumiu a Corte na quinta-feira (28), em um momento de tensão com o Legislativo diante do julgamento de temas polêmicos

Luís Roberto Barroso assumiu presidência do STF e fala em diálogo com outros Poderes | Divulgação/STF
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou nesta sexta-feira (29), durante entrevista a jornalistas na sede do STF, que deve ter um diálogo “respeitoso e institucional” com o Congresso Nacional durante sua gestão. Barroso assumiu a Corte na quinta-feira (28), em um momento de tensão com o Legislativo diante do julgamento de temas polêmicos colocados em pauta no último mês, no Supremo. 

Barroso afirmou que não deve guiar a pauta do STF conforme o que está sendo pautado no Congresso e afirmou que a Corte não pode se abster de julgar temas considerados polêmicos quando provocada. É o caso do julgamento que trata sobre aborto e porte pessoal de drogas. Sobre a relação com os chefes do Congresso, o ministro negou que há uma crise e afirmou que deseja dialogar com as Casas legislativas.

"Sinceramente, diria que não vejo crise [entre STF e Congresso]. O que existe, como em qualquer democracia, é a necessidade de relações institucionais fundadas no diálogo, na boa vontade e na boa-fé. E não tenho nenhuma dúvida que isso acontecerá", afirmou.

Segundo o ministro, no caso da descriminalização do aborto, não há uma regra sobre como a definição deveria ser feita e em diversos países do mundo a decisão é concretizada tanto pelo legislativo quanto pelo judiciário. Em relação ao julgamento sobre porte de drogas, Barroso destacou que a definição da quantidade que diferenciaria o usuário do traficante deve ser feita pelo judiciário em razão do fato de o julgamento e a sentença ser aplicada pela justiça.

Pelo menos seis temas têm gerado atritos entre o Legislativo e o Judiciário no Brasil: tese de um marco temporal para a demarcação de terras indígenas, descriminalização do aborto até a 12ª semana de gestação, descriminalização do porte de maconha para consumo próprio,  casamento homoafetivo, recursos para campanhas eleitorais e possibilidade de sindicatos cobrarem "contribuição assistencial".

Nova gestão

Na oportunidade, Barroso apresentou ainda a equipe que o acompanhará durante a gestão na presidência do STF e do CNJ (Conselho Nacional de Justiça). Eis os nomes:

Fernanda de Paula – chefe de gabinete da presidência do STF;

Eduardo Toledo – diretor-geral do STF;

Aline Osório – secretaria-geral do STF;

Leila Mascarenhas – chefe de gabinete da presidência do CNJ;

Frederico Rego – secretario de estratégias e projetos do CNJ;

Adriana Cruz – secretaria-geral do CNJ.

Com informações do g1



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES