Barroso exalta a democracia e diz que Brasil superou instabilidade política

O ministro assumiu a presidência do STF após saída da ministra Rosa Weber, que está prestes a se aposentar.

Luis Roberto Barroso tomou posse na presidência do STF, nesta quinta-feira (28) | MATEUS BONOMI/AGIF - AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro Luís Roberto Barroso assumiu a presidência do Supremo Tribunal Federal (STF) em uma cerimônia realizada nesta quinta-feira (28). O ministro assumiu o posto após saída da ministra Rosa Weber, que está prestes a se aposentar.

Em seu discurso de posse, o novo presidente reafirmou o compromisso do Judiciário com a democracia e destacou que o Brasil superou momentos de instabilidade política no passado, referindo-se a eventos golpistas que ameaçaram o regime no país. Ele enfatizou a importância da unidade nacional e da superação das divisões, afirmando que o país é composto por um único povo. "O país não é feito de nós e eles. Somos um só povo", afirmou Barroso.

"Por aqui, as instituições venceram, tendo ao seu lado a presença indispensável da sociedade civil, da Imprensa e do Congresso Nacional. E, justiça seja feita, na hora decisiva, as Forças Armadas não sucumbiram ao golpismo", salientou Barroso.

Barroso destacou a importância da defesa dos direitos das minorias e enfatizou a necessidade de maior representatividade das mulheres e da diversidade racial no Judiciário. Ele expressou o desejo de aumentar a participação das mulheres nos tribunais, promovendo critérios de promoção que considerem a paridade de gênero, além de ampliar a diversidade racial.

Barroso ressaltou que defender os direitos de indígenas e da comunidade LGBTQIA+ não deve ser visto apenas como progressismo, mas como uma questão fundamental de respeito à humanidade. Ele enfatizou que essas causas não são progressistas, mas sim causas da dignidade humana, do respeito e da consideração por todas as pessoas.

Barroso também abordou questões como o sucesso do agronegócio em harmonia com a preservação ambiental e o enfrentamento à corrupção em conformidade com o devido processo legal, destacando que todos compartilham a responsabilidade pelo destino do país.

"O sucesso do agronegócio não é incompatível com a preservação ambiental. Pelo contrário. O enfrentamento à corrupção não é incompatível com o devido processo legal. Estamos todos no mesmo barco. Se ele naufragar o naufrágio é de todos", completou.

Harmonia entre poderes

Barroso, juntamente com os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco, e da Câmara, Arthur Lira, enfatizou a importância do diálogo e da harmonia entre os poderes, especialmente em um momento em que projetos contrários às decisões do STF estão sendo debatidos no Congresso, como o projeto do marco temporal para demarcações de terras indígenas, que já foi considerado ilegal pelo Supremo.

A sessão solene de posse contou com a presença de convidados ilustres, incluindo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente do Senado Rodrigo Pacheco, o presidente da Câmara Arthur Lira, ministros de governo e ministros aposentados do STF. A ministra Rosa Weber, que deixou a presidência da Corte, conduziu a abertura da sessão, anunciando sua aposentadoria em breve, de acordo com o limite de idade estabelecido pela Constituição.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES