Barroso vai herdar 4.889 processos após assumir presidência do STF

Para auxiliar o novo presidente, o ministro Edson Fachin assume a cadeira da vice-presidência da Suprema Corte

Luís Roberto Barroso - novo presidente do STF | Fellipe Sampaio SCO/STF/Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta quinta-feira (28), o ministro Luís Roberto Barroso tomará posse como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), assumindo a liderança da Corte. Ao assumir o cargo, Barroso enfrentará um acervo considerável de 4.889 processos.

De acordo com informações da área de transparência do tribunal, a maioria desses processos já possui decisões, totalizando 4.449 casos, aguardando, portanto, possíveis recursos.

Leia Mais

A maior parte desses casos é composta por processos que chegam ao tribunal e, de acordo com as regras internas, devem ser encaminhados diretamente à presidência do Supremo. Nesse grupo, estão incluídos, por exemplo, recursos extraordinários, totalizando 4.698 casos.

Após uma primeira análise de admissibilidade, esses processos, se aceitos, são distribuídos aos demais ministros. A média de tempo de tramitação desses casos na presidência tem sido de 81 dias.

Esses números representam apenas os processos aguardando análise da presidência do tribunal. Considerando tanto a presidência quanto os gabinetes dos ministros, o STF atualmente possui:

  1. 23.841 processos em tramitação;
  2. 656 casos prontos para julgamento em plenário.

O gabinete do ministro Barroso conta atualmente com 910 processos. Segundo as regras internas do tribunal, o ministro que assume a presidência transfere os processos de seu gabinete para o ministro que deixou a liderança do tribunal. Nesse caso, a ministra Rosa Weber assumirá a presidência após Barroso, mas logo se aposentará a partir de 2 de outubro. Portanto, os processos devem ser repassados ao sucessor no Supremo, a ser indicado pelo presidente Lula.

No entanto, Barroso pode decidir manter a relatoria de processos que recebeu antes de assumir a presidência, sem impedimentos nas regras internas do tribunal.

O ministro é relator de processos de grande relevância, como aqueles relacionados à proteção de povos indígenas contra a invasão de suas terras, à correção do FGTS, ao piso da enfermagem e a ações relacionadas a despejos e desocupações durante a pandemia da Covid-19.

Currículo do novo presidente

Barroso, natural de Vassouras (RJ), possui doutorado em direito público pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e é professor titular de direito constitucional na mesma universidade. Além disso, possui mestrado pela Universidade de Yale (EUA), doutorado pela Uerj e pós-doutorado pela Universidade de Harvard (EUA). Ele também atuou como professor visitante em várias universidades no Brasil e no exterior.

Ao longo de seus dez anos no STF, Barroso foi relator de processos de grande impacto, incluindo recursos do mensalão, questões relacionadas a terras indígenas, medidas de restrição de despejos durante a pandemia da Covid-19 e manutenção das regras da Reforma da Previdência de 2019, entre outros casos relevantes.

Além disso, ele foi autor de um voto conjunto com o ministro Gilmar Mendes que restabeleceu o piso salarial nacional para enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras, embora tenha destacado que os valores devem ser pagos por estados, municípios e autarquias apenas dentro dos limites dos recursos repassados pela União. Para os profissionais da iniciativa privada, o voto previu a possibilidade de negociação coletiva.

Vice-presidente

Na vice-presidência do STF estará o ministro Edson Fachin, que é graduado em direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde também é professor de direito civil. Fachin possui doutorado em direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com pós-doutorado no Canadá. Ele assumiu como ministro do STF em junho de 2015 e é o relator de processos relacionados à Lava Jato e a temas de grande relevância social. Atuou como presidente da Corte Eleitoral até agosto de 2022, quando cedeu o cargo para o ministro Alexandre de Moraes.

Para mais informações, acesse Meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES