Bolsonaro assina livro de condolências pela morte da rainha Elizabeth 2ª

A apoiadores no Palácio da Alvorada, ele confirmou sua viagem para participar da “despedida da rainha”

Bolsonaro assina livro de condolências pela morte da rainha Elizabeth 2ª | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

MARIANNA HOLANDA

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) 

O presidente Jair Bolsonaro (PL) e a primeira-dama, Michelle, estiveram na embaixada do Reino Unido na manhã desta segunda-feira (12) para assinar o livro de condolências pela morte da rainha Elizabeth 2ª.

"Em nome do governo e do povo brasileiro, expresso as mais profundas condolências ao povo do Reino Unido, bem como à família real e ao rei Charles 3º, pelo falecimento da rainha Elizabeth 2ª", escreveu Bolsonaro.

"Manifesto minha admiração por uma mulher de grande personalidade cujo senso de dever e devoção deixaram, ao longo de mais de sete décadas de reinado, um legado de liderança e estabilidade para o povo britânico e para o mundo", completou.

Bolsonaro e Michelle assinam livro de condolências pela morte da rainha Elizabeth 2ª - Foto: Clauber Cleber Caetano/PR 

A encarregada de negócios da embaixada, Melanie Hopkins, recebeu o presidente e sua esposa e, nas redes sociais, agradeceu pela mensagem e informou que o livro será enviado à família real britânica.

Bolsonaro irá ao funeral da rainha, em Londres, na próxima segunda-feira (19). A apoiadores no Palácio da Alvorada, ele confirmou sua viagem para participar da "despedida da rainha". Em seguida, partirá para Nova York, onde discursará na abertura da Assembleia-Geral das Nações Unidas, na terça-feira (20).

Na noite de domingo (11), o Itamaraty já havia informado sobre a viagem em nota. "O convite à cerimônia foi encaminhado na noite de ontem [sábado, 10], à Embaixada do Brasil em Londres. Consultado na manhã do domingo, o senhor presidente da República orientou o Itamaraty a responder positivamente ao convite".

Bolsonaro e Michelle assinam livro de condolências pela morte da rainha Elizabeth 2ª - Foto: Clauber Cleber Caetano/PR

O deslocamento se dará na reta final da campanha presidencial. O mandatário busca se reeleger ao cargo no próximo dia 2 de outubro. Segundo as pesquisas de intenção de voto, ele está em segundo lugar, atrás do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Na quinta (8), data da morte de Elizabeth 2ª, o chefe do Executivo decretou luto oficial de três dias no país e lamentou o falecimento nas redes sociais, chamando a britânica de "rainha de todos".

No Twitter, Bolsonaro descreveu a soberana como "uma mulher extraordinária e singular, cujo exemplo de liderança, de humildade e de amor à pátria seguirá inspirando a nós e ao mundo inteiro até o fim dos tempos".

Bolsonaro e Michelle assinam livro de condolências pela morte da rainha Elizabeth 2ª - Foto: Clauber Cleber Caetano/PR

Outros chefes de Estado, como o americano Joe Biden, também já confirmaram a intenção de viajar a Londres. O site Politico e o jornal The Guardian anteciparam neste domingo os protocolos a que eles serão submetidos.

Para não sobrecarregar o aeroporto de Heathrow, o Reino Unido pede que a viagem seja feita em voos comerciais ou para outros terminais; para não complicar o trânsito nem lotar os locais de cerimônia, cada representante só poderá estar com a esposa ou marido e ir de carro privado até um local predefinido, de onde todos serão levados de ônibus.

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES