Brasil e Portugal querem se preparar em conjunto para novas epidemias

A ministra destacou que os dois países têm como cooperar para o fortalecimento dos seus sistemas universais de saúde

Brasil e Portugal querem se preparar em conjunto para novas epidemias | José Cruz/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Durante a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Portugal, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, anunciou que Brasil e Portugal estão firmando um acordo para a preparação conjunta de futuras epidemias e urgências em saúde. 

A ministra ressaltou que ambos os países compartilham a visão de que os sistemas de saúde precisam ser fortalecidos para enfrentar adversidades, como a pandemia de Covid-19. Além disso, enfatizou a importância da cooperação entre os sistemas universais de saúde dos dois países, que têm muito a compartilhar em termos de experiências.

Nísia também mencionou a possibilidade de avançar na mobilidade e no intercâmbio de profissionais de saúde entre Brasil e Portugal. Ela destacou o Programa Mais Médicos do Brasil e a dificuldade de Portugal em fixar profissionais de saúde no país, abrindo espaço para avanços na área.

Outro destaque da visita foi a assinatura do memorando de entendimento para cooperação entre a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e os ministérios da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, da Saúde, da Economia e do Mar de Portugal.

Com informações da Agência Brasil



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES