'Nunca igualei os dois países, a Rússia errou', diz Lula em Portugal

A visita de Lula a Portugal acontece em meio à repercussão negativa das declarações do brasileiro sobre a guerra na Ucrânia.

Lula e presidente de Portugal, durante visita de comitiva brasileira ao país europeu | Ricardo Stuckert
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, neste sábado (22), em Lisboa (Portugal) que nunca igualou Rússia e Ucrânia, mas declarou que "todos sabemos que a Rússia errou ao ter invadido a Ucrânia".

A visita de Lula a Portugal acontece em meio à repercussão negativa das declarações do brasileiro sobre a guerra na Ucrânia. Lula está em Lisboa em retomada da diplomacia com outros países. Durante entrevista à imprensa, ao lado do presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, Lula fez declarações quanto ao seu posicionamento diante do conflito.

"Quando em 2002, meu primeiro mandato, eu fui aos EUA e o Bush pediu que o Brasil entrasse na guerra contra o Iraque. Eu respondi que minha guerra era contra a fome no Brasil. E conseguimos vencer a guerra. Hoje, outra vez, temos 33 milhões passando fome em nosso país. Essa é minha guerra. E paralelamente tentar construir um jeito de fazer com que o mundo viva em paz, porque a guerra só destrói."

Na ocasião, negou que irá à Rússia ou à Ucrânia. "Eu não fui à Rússia e não vou à Ucrânia. Só vou quando houver possibilidade de, efetivamente, ter um clima de construção de paz. Nunca igualei os dois países porque eu sei o que é invasão, o que é integridade territorial. Todos sabemos que a Rússia  errou e condenamos. Mas acho que é preciso agora parar a guerra e pra isso tem que ter alguém que converse. O Brasil está disposto a estabelecer essa ponte".

A postura do presidente brasileiro na política internacional tem despertado contrariedade nos Estados Unidos, principalmente após críticas feitas por Lula ao fornecimento de armas dos EUA à Ucrânia, durante uma viagem à China. Os Estados Unidos veem a Rússia como principal responsável pela guerra e, desde o início, comandam a imposição de sanções econômicas ao país de Putin.

Em vídeoconferência com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, no início de março, Lula ressaltou que “o Brasil defende a integridade territorial da Ucrânia” e que por isso votou favoravelmente a recente resolução da ONU. Citou ainda conversas com os lideres da França, Alemanha e EUA nesse sentido e sua disposição de conversar igualmente com a China, em sua visita a Pequim, e também com a Rússia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES