Brasil escolhe primeira mulher para chefiar embaixada nos EUA

Economista brasileira será primeira mulher embaixadora do Brasil nos Estados Unidos

Maria Luiza Viotti, primeira mulher embaixadora do Brasil nos EUA | Agência Senado - Foto: José Cruz
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Senado aprovou nesta quarta-feira (17) a nomeação da diplomata Maria Luiza Ribeiro Viotti, para o cargo de embaixadora do Brasil nos Estados Unidos. A mensagem de indicação (MSF 9/2023) de Maria Luiza, primeira mulher indicada ao cargo, recebeu 44 votos favoráveis, apenas 1 contrário e 1 de abstenção.

A diplomata teve seu nome aprovado pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), semana passada, na quinta-feira (11) após a sabatina. A responsável pela indicação, senadora Mara Gabrili (PSD-SP), destacou que esse é, sem dúvida, um marco importante para as mulheres e para a diplomacia brasileira.

“Sinto-me honrada de ter sido a relatora. A indicação representa um marco na história do Itamaraty. Trata-se da primeira vez na história da nossa diplomacia que uma mulher vai chefiar a Embaixada do Brasil, nos Estados Unidos. Isso fortalece os esforços para maior representatividade de gênero nos postos mais importantes do serviço exterior brasileiro”afirma a senadora.

Leia Mais

O senado também aprovou nesta quarta-feira a primeira lista de embaixadores indicados pelo governo do presidente Luiz Inácio da Silva (PT). Foram confirmados os nomes para as embaixadas nos Estados Unidos, na Argentina, na França, no Egito, na Índia e em Cuba. A escolhida pelo governo para Washington, Maria Luiza Viotti, assumirá o posto de Nestor Foster.

Nascida em Belo Horizonte, Maria Luiza Viotti ingressou na carreira diplomática em 1976 e se graduou em ciências econômicas pela Associação de Ensino Unificado de Brasília, em 1978, onde também pôde concluir dois cursos, um de Aperfeiçoamento  de Diplomatas (1982) e Altos Estudos (1995). É mestre em economia pela UnB (Universidade de Brasília)Maria Luiza tem 69 anos.

Além disso, exerceu diversos cargos no Ministério das Relações Exteriores, nos quais se destacam o de diretora do Departamento de Direitos Humanos e Temas Sociais, de 2004 a 2006; e o de diretora do Departamento de Organismos Internacionais, de 2006 a 2007.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES