Conheça os objetivos da visita da embaixadora dos EUA na ONU ao Brasil

A embaixadora dos Estados Unidos na ONU, Linda Thomas-Greenfield, tem uma agenda de visitas agendada para as cidades de Brasília e Salvador. Durante a visita, temas como clima e segurança alimentar serão discutidos.

Linda Thomas-Greenfield chega ao Brasil nesta terça-feira | Arquivo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A embaixadora dos Estados Unidos na Organização das Nações Unidas (ONU), Linda Thomas-Greenfield, chegará ao Brasil na próxima terça-feira (2) para uma visita de três dias. Durante sua estadia, ela se encontrará com autoridades do governo, membros da sociedade civil e organizações não governamentais em Brasília e Salvador.

A agenda da embaixadora tem como objetivo discutir os desafios e prioridades compartilhados entre os dois países, incluindo a promoção da democracia e da cooperação multilateral, o combate às mudanças climáticas, a garantia da segurança alimentar, a cooperação em migração regional e a equidade para comunidades raciais, étnicas e indígenas marginalizadas. Esses temas serão abordados durante os encontros com representantes brasileiros.

Durante sua estadia em Brasília, Linda Thomas-Greenfield se reunirá com autoridades do governo para discutir a parceria entre Brasil e Estados Unidos na ONU, com ênfase em questões relacionadas ao clima e segurança alimentar. Além disso, terá encontros com representantes de organizações não governamentais que apoiam migrantes, refugiados e solicitantes de asilo venezuelanos no país.

Já em Salvador, a embaixadora vai destacar o compromisso dos Estados Unidos em atualizar o Plano de Ação Conjunta Brasil-EUA para Eliminar a Discriminação Racial e Étnica e Promover a Igualdade (Japer). Ela também participará de reuniões com membros da sociedade civil e jovens negros para discutir programas que beneficiam pautas raciais, étnicas e indígenas.

Durante uma avaliação na época, os Estados Unidos consideraram enviar a embaixadora Linda Thomas-Greenfield ao Brasil para discutir a adesão do país às sanções internacionais contra a Rússia, em resposta à sua invasão na Ucrânia. O secretário-assistente de Estado para o Hemisfério Ocidental, Brian Nichols, também planejava visitar o país. 

Leia Mais

No entanto, o Brasil nunca aderiu a sanções internacionais, incluindo as contra a Rússia, mesmo diante da guerra com a Ucrânia. Fontes do Itamaraty afirmaram que o país pretende manter essa postura, apesar da pressão dos EUA, pois acredita que o diálogo é a melhor saída para o conflito. 

Naquele mês, durante uma sessão no Senado dos Estados Unidos, os parlamentares criticaram a posição do Brasil em relação à guerra que havia sido iniciada pelos russos há mais de um ano. O senador democrata Ben Cardin afirmou que "a verdade é que o Brasil não tem apoiado muito as sanções relacionadas à Rússia". Enquanto isso, o secretário-assistente de Estado para o Hemisfério Ocidental, Brian Nichols, afirmou que "entendemos que nossos países nem sempre concordam, e o Brasil, como nação soberana, faz sua própria política externa".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES