Braskem é alvo de operação da PF por rompimento de mina e afundamentos em Maceió

Ao todo, 14 mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos em Maceió (11), Rio de Janeiro (2) e Aracaju (1)

PF faz buscas contra a Braskem | Montagem/MeioNorte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Polícia Federal (PF) está realizando buscas na sede da Braskem, em Maceió, nesta quinta-feira (21), como parte de uma investigação sobre o afundamento de bairros causado pela mineração de sal-gema conduzida pela empresa na região. A atividade, realizada entre as décadas de 1970 e 2019, impactou o solo em cinco bairros, resultando na evacuação de 60 mil pessoas de suas casas. No início deste mês, ocorreu o rompimento de uma das minas, localizada dentro da Lagoa do Mundaú, importante ponto turístico de Maceió.

A Braskem, em nota, afirmou que está acompanhando a operação da PF e se coloca à disposição das autoridades. Ao todo, 14 mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos em Maceió (11), Rio de Janeiro (2) e Aracaju (1).

As autoridades investigam indícios de que as atividades da Braskem em Maceió não seguiram padrões de segurança estabelecidos. Há suspeitas de apresentação de dados falsos e omissão de informações aos órgãos de fiscalização, possibilitando a continuidade das atividades mesmo quando as minas já demonstravam problemas de estabilidade.

Os suspeitos podem enfrentar acusações como poluição qualificada, usurpação de recursos da União, apresentação de estudos ambientais falsos e omissão. Entre os alvos das buscas estão diretores, gerentes de produção e responsáveis técnicos da Braskem, bem como empresas de consultoria que prestavam serviços à companhia.

O rompimento de uma das minas no início do mês levou a preocupações com a salinização da Lagoa do Mundaú, mas análises indicam que não houve alteração significativa na qualidade da água. A tragédia impactou a economia local, afetando a vida de pescadores e marisqueiros.

A situação problemática em Maceió, relacionada à exploração de sal-gema, começou a surgir em 2018, quando rachaduras e tremores afetaram bairros inteiros. A Braskem anunciou o fechamento das minas em 2019, mas desde então, mais de 14 mil imóveis foram desocupados, transformando áreas antes habitadas em bairros fantasmas. A empresa enfrenta ações judiciais e protestos dos moradores afetados. A CPI no Senado sobre o afundamento do solo está programada para começar em fevereiro de 2024.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES