Busca ativa promove a inclusão de 2,39 milhões de lares no Bolsa Família

O Governo Federal vai transferir mais de R$ 3,5 bilhões aos estados e municípios até o fim deste ano para todas essas ações

Busca ativa promove a inclusão de 2,39 milhões de lares no Bolsa Família | Roberta Aline/MDS
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Vivendo em um cômodo de dois quartos, a família de Luana Santos, 37 anos, avó e mãe de 12 filhos, foi contemplada pelo Bolsa Família a partir de abril deste ano. A ação de busca ativa, responsável pela inclusão de 2,39 milhões de lares no programa desde março, também alcançou o domicílio de Luana, no Bairro de Itinga, em Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador.

“Nem acreditei quando fui contemplada, graças às regras do novo Bolsa Família. Aqui em casa todos pularam de alegria”, recordou.  A ação de busca ativa é a grande responsável pelas novas concessões, focando nas pessoas mais vulneráveis que têm direito ao complemento de renda, mas que não tinham acesso ao benefício.

“Essa ajuda veio em boa hora para fortalecer a nossa família e melhorar a nossa qualidade de vida, porque quando não temos renda, não temos dignidade nem para nós, nem para nossos filhos. Muitas vezes me senti humilhada, mas agora, isso mudou ”, prosseguiu Luana Santos.

O benefício também ajuda na educação dos filhos. Além de cumprirem as condicionalidades do Bolsa Família, como estarem matriculados na escola, o valor recebido serve para comprar materiais básicos de estudo que antes eles não tinham acesso. “Hoje eu consigo comprar um sapato, um tênis ou uma mochila para as crianças e eles não vão mais para a escola sem caderno e sem lápis”, relatou a mãe.

Luana é uma das 32,6 milhões de mulheres que receberam o Bolsa Família em outubro, ou 58% do total de contemplados. O percentual é ainda mais relevante ao se considerar as responsáveis familiares: 82,9% são mulheresO programa tem ainda mais de 41 milhões de pessoas beneficiárias de cor preta ou parda (73%).

“Na pandemia, meu marido estava desempregado, eu não tinha o que dar de comer aos meus filhos. Isso foi muito triste”, recordou. “Tinha uma renda de mil reais para quatorze pessoas dentro de casa. Podemos passar por tudo, menos fome. Nenhum ser humano no mundo merece passar fome”, constatou.

Além do Bolsa Família, ela é contemplada pelo programa Minha Casa, Minha Vida e pretende entrar no Desenrola Brasil, para organizar a vida financeira do lar.

Reestruturação

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) lançou, em março de 2023, o Programa Emergencial de Atendimento do Cadastro Único no Sistema Único de Assistência Social (Procad-SUAS).

O objetivo foi manter o funcionamento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), aprimorar o atendimento dos beneficiários dos programas sociais, atualizar o Cadastro Único e realizar busca ativa das famílias. O Governo Federal vai transferir mais de R$ 3,5 bilhões aos estados e municípios até o fim deste ano para todas essas ações.

(Com informações do MDS)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES