Câmara abre processo que pode levar à cassação do mandato de Chiquinho Brazão

O processo foi instaurado a pedido do PSOL, que apresentou uma representação por suposta quebra de decoro parlamentar

Chiquinho Brazão e Marielle Franco | Montagem/MeioNews
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na manhã desta quarta-feira (10), o Conselho de Ética da Câmara dos Deputados iniciou um processo que poderá resultar na cassação do mandato do deputado Chiquinho Brazão (sem partido-RJ). Brazão é um dos acusados de envolvimento na execução da vereadora Marielle Franco (PSOL) e de seu motorista, Anderson Gomes, em 2018, no Rio de Janeiro.

O processo foi instaurado a pedido do PSOL, que apresentou uma representação por suposta quebra de decoro parlamentar. O partido argumenta que a remoção de Brazão do cargo é crucial para evitar interferências nas investigações em curso. Caberá ao Conselho de Ética elaborar um parecer sobre a situação do deputado, com possíveis punições, incluindo a cassação, e a decisão final será tomada pelo plenário da Câmara.

PRISÃO EM ANÁLISE: Paralelamente, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) analisa a prisão de Chiquinho Brazão. Detido desde 24 de março por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do STF, Brazão é acusado, segundo delação premiada, de ter sido um dos mandantes do assassinato de Marielle, supostamente motivado por questões fundiárias no Rio de Janeiro.

DECISÃO EM DOIS PLENÁRIOS: Conforme a Constituição e o regimento da Câmara, a prisão de deputados requer análise tanto pela CCJ quanto pelo plenário da Casa. Na primeira sessão dedicada ao tema, os deputados Gilson Marques (Novo-SC), Fausto Pinato (PP-SP) e Roberto Duarte (Republicanos-AC) solicitaram prazo adicional para examinar o caso. Sendo assim, a CCJ emitirá um parecer sobre a manutenção ou revogação da prisão de Chiquinho, com a decisão final também nas mãos do plenário da Câmara.

Para mais informações, acesse meionews.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES