Câmara discute inserção de psicólogos e assistentes sociais na educação

Audiência pública contou com secretário de Educação de Teresina, representantes de Conselhos, do Ministério Público

Audiência Pública | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A inserção dos profissionais de Serviço Social e de Psicologia nas escolas e centros de ensino infantil e das redes públicas Municipal de Educação Básica foi discutida em audiência pública realizada nesta segunda-feira, 23, na Câmara Municipal de Teresina.

Presidida pelo vereador Leonardo Eulálio e contou com a participação de representantes dos Conselhos de Psicologia, da Assistência Social, do Ministério Público, do vereador Alan Brandão, além do secretário Municipal de Educação, Nouga Cardoso, e Verônica Tavares, que representou a Secretaria Estadual de Planejamento.

O vereador destacou que as doenças psicossociais têm se agravado e disse ser urgente a regulamentação da Lei Nº 13.935, de dezembro de 2019, que dispõe sobre a prestação de serviços de psicologia e de serviço social nas redes públicas de educação básica. A lei determinou um ano para ser implementada e não ocorreu em 2020 por conta da pandemia.

Audiência Pública realizada nesta segunda-feira, 23, na Câmara Municipal (Divulgação)

Leonardo Eulálio disse que vai transformar o indicativo em Projeto de Lei e encaminhará o projeto para avaliação dos conselhos. "É urgente essa proposta e já vamos encaminhar para tramitação nas comissões de Educação e de Constituição e Justiça da Câmara para que este projeto seja votado na casa", explica.

MP apoia efetivação da lei no Piauí

A psicóloga Juliana Maia declarou que a atuação desses profissionais na rede pública de ensino nos âmbitos estadual e municipal significa um salto na qualidade do ensino. "Temos tratado sobre o assunto há 20 anos, em 2019, foi promulgada a lei 13.935 e, no entanto, ninguém imaginava que haveria essa pandemia", disse, enfatizando que agora, mais do que nunca, os profissionais de psicologia são importantes dentro da escola.

A promotora Flávia Gomes Cordeiro disse que o Ministério Público apoia a efetivação da lei para o Estado e municípios.

Na audiência pública, o secretário Nouga Cardoso declarou ser importante a contribuição dos profissionais na educação de crianças e a Prefeitura tem uma comissão determinada pelo prefeito Dr. Pessoa para discutir a reestruturação dos cargos e inserção de profissionais de psicologia, assistente social, fonoaudiólogos nos quadros da Semec.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES