Câmara 'enterra' PL das Fake News e discutirá texto do zero após ataque de Musk

Um dos pontos da proposta é o financiamento do “jornalismo profissional”, o que poderia afetar a receita da publicidade digital

Elon Musk e Alexandre de Moraes | Montagem/MeioNews
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Segundo informações veiculadas pelo jornal Folha de S.Paulo, a Câmara dos Deputados formará um grupo de trabalho para discutir uma nova proposta para o Projeto de Lei das Fake News. A proposta, que está paralisada há quase um ano devido à falta de consenso, foi aprovada no Senado e teve sua tramitação interrompida na Câmara no primeiro semestre do ano passado.

Um dos pontos controversos da proposta é o financiamento do "jornalismo profissional", o que poderia afetar a receita da publicidade digital. Enquanto alguns defendem o acesso a um fundo criado pela lei, outros questionam a redução do financiamento publicitário.

ATAQUES DE MUSK: A decisão de reiniciar as discussões ocorre em meio aos ataques do dono da rede social X, Elon Musk, ao Brasil e ao Supremo Tribunal Federal (STF), alegando que a liberdade de expressão está ameaçada no país. Essas críticas surgem em um contexto de propostas de regulamentação das mídias sociais para conter a disseminação de fake news e discursos de ódio.

ENGAJAMENTO: O embate público entre Elon Musk e o ministro do STF, Alexandre de Moraes, gerou intensos debates nas redes sociais, de acordo com uma pesquisa da Quaest divulgada recentemente. Os resultados mostram que 68% das interações mencionaram críticas à Corte brasileira, enquanto 32% criticavam o empresário. As discussões envolveram diversos canais, incluindo X, Instagram, Facebook, YouTube e sites de notícias, refletindo a preocupação com a liberdade de expressão e a regulação das redes sociais.

Para mais informações, acesse meionews.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES