Exclusivo Câmara Federal analisará a proibição de concursos com cadastro de reserva

O projeto propõe que os editais de concursos públicos especifiquem claramente a quantidade de vagas disponíveis para preenchimento durante a validade do concurso.

Concursos públicos poderão ter novas regras | Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta quinta-feira, 03 de agosto, a deputada federal Coronel Fernanda (PL-MT) protocolou um Projeto de Lei que visa proibir a realização de concursos públicos com a formação de cadastro reserva no âmbito da administração pública direta e indireta.

O projeto propõe que os editais de concursos públicos especifiquem claramente a quantidade de vagas disponíveis para preenchimento durante a validade do concurso, não permitindo mais a criação de cadastro reserva, que consiste em uma lista de aprovados além do número de vagas inicialmente ofertadas.

Leia Mais

A justificativa apresentada pela deputada Coronel Fernanda se baseia no princípio da confiança nos atos do Estado, argumentando que a formação de cadastro reserva gera expectativas de contratação que nem sempre são cumpridas, causando frustração e desconfiança na sociedade. Além disso, ressalta que a proibição do cadastro reserva contribuirá para a eficiência na gestão de recursos públicos, evitando desperdícios financeiros decorrentes de investimentos significativos em processos seletivos sem a efetiva convocação dos aprovados.

Outro aspecto destacado na justificativa é a necessidade de planejamento adequado da Administração Pública em relação ao seu quadro de pessoal. Com a proibição do cadastro reserva, a administração será incentivada a analisar criteriosamente suas necessidades de contratação, evitando a criação de cargos fictícios e a sobreposição de funções. Isso resultará em uma administração mais enxuta e focada nas reais demandas da sociedade.

A deputada Coronel Fernanda enfatiza que a aprovação deste projeto de lei representaria um avanço na construção de uma administração pública mais ética, eficiente e comprometida com os princípios do Estado Democrático de Direito. Reforçando o princípio da confiança nos atos do Estado e direcionando os recursos públicos de maneira mais responsável, o projeto visa promover o interesse coletivo e garantir um serviço público de qualidade para a sociedade.

O PL n. 3711/2023 está agora sob a análise da Câmara Federal, e os parlamentares serão responsáveis por avaliar e debater a medida proposta pela Deputada Coronel Fernanda. Caso aprovado, o projeto entrará em vigor na data de sua publicação, trazendo mudanças significativas para os futuros concursos públicos realizados no Brasil.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES