Caso o TSE confirme neste mês Bolsonaro inelegível, quem pode substituí-lo?

Avança na Corte Eleitoral uma das ações contra o ex-presidente; o processo impetrado pelo PDT está na fase das considerações finais.

Avança no TSE ação contra Bolsonaro | Tânia Rego/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está prestes a julgar uma ação do Partido Democrático Trabalhista (PDT) que pode resultar na inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro, acusado de suposto crime eleitoral por convocar embaixadores para criticar, sem provas, o sistema de votação brasileiro. A decisão do TSE deve sair ainda neste mês de abril e, caso se confirme a inelegibilidade, três nomes são apontados como favoritos para substituí-lo.

O primeiro nome é o do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, que além de comandar o Estado mais influente do país, foi ministro da Infraestrutura na gestão de Bolsonaro. Freitas é considerado mais contido que o ex-presidente, com uma postura mais amena que pode ajudá-lo a se aproximar dos eleitores de centro e daqueles que rejeitam o radicalismo político levantado por Bolsonaro.

Outro nome cotado é o do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, que foi reeleito no último pleito e é considerado um fiel da balança nas eleições presidenciais. Zema é empresário, tem boa avaliação junto à população mineira e sempre apoiou Jair Bolsonaro. Assim como Freitas, é de um polo menos radical do que o ex-presidente.

Responsável por 12 matanças, PRF entra na mira do Governo Lula

Inquérito das joias está próximo de ser finalizado, afirma Flávio Dino

Flávio Bolsonaro cobra votação de PL que dobra limite de armas; o que muda?

Por fim, a ex-primeira-dama Michele Bolsonaro vem sendo inserida no meio político e é considerada uma possível candidata. Ela foi essencial no segundo turno da eleição passada na redução da vantagem de Lula para Bolsonaro e dialoga bem com o eleitorado evangélico. Michele tem uma postura mais amena e o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, seria um dos entusiastas no seu ingresso na disputa majoritária.

A decisão do TSE pode alterar significativamente o cenário político brasileiro e a escolha do substituto de Bolsonaro pode ser crucial para o pleito de 2026.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES