CCJ aprova nomes de Flávio Dino para o STF e Paulo Gonet para a PGR

Sabatina será simultânea e tem previsão de começar às 9h desta quarta-feira (13)

Senado sabatina hoje Flávio Dino e Paulo Gonet; sessão deve ser longa e tensa | Reprodução: Agência Brasil/Alejandro Zambrana/Secom/TSE
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os nomes de Flávio Dino e Paulo Gonet foram aprovados na  Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado para os cargos de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e procurador-geral da República, respectivamenteA sabatina dos indicados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aconteceu nesta quarta-feira (13).

A etapa formal da sabatina precede a votação das indicações no colegiado, onde é necessário obter os votos "sim" da metade dos presentes, em uma votação secreta. Os nomes aprovados ou não ainda serão submetidos à votação no plenário principal do Senado, prevista para ocorrer ainda nesta quarta-feira.

Nesta fase, também por meio de votação secreta, as indicações requerem, no mínimo, 41 votos favoráveis para serem aprovadas. Se aprovados, Dino e Gonet estarão habilitados a serem oficialmente nomeados aos cargos pelo presidente Lula. Ao assumir seus cargos, Flávio Dino substituirá a ministra aposentada do STF Rosa Weber, e Paulo Gonet sucederá o ex-PGR Augusto Aras.

Às vésperas da sabatina, senadores alinhados ao Planalto e da oposição a Lula compartilham uma avaliação semelhante de que a reunião poderá ser prolongada, marcada por momentos de confronto, especialmente com o atual ministro da Justiça, Flávio Dino.

Durante seu primeiro ano à frente da pasta, Dino se tornou o principal alvo da oposição no Congresso. Rotulado como polêmico e "debochado" por oposicionistas, ele foi frequentemente convidado e convocado para audiências públicas na Câmara e no Senado, além de ter sido alvo de ataques públicos por parte de deputados e senadores. Dino optou por não comparecer a algumas dessas convocações. Em outubro, por exemplo, para justificar sua ausência na convocação da Câmara, ele alegou "ameaça à integridade" e "risco de agressões".

O perfil mais reservado de Gonet, que não enfrentou resistências significativas, foi um dos motivos que levou o presidente da CCJ, senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), a escolher um formato em que os dois indicados serão questionados conjuntamente. Os senadores acreditam que esse modelo pode ajudar a amenizar possíveis tensões e hostilidades em relação a Dino. Isso porque perguntas direcionadas ao subprocurador Paulo Gonet podem aliviar as pressões sobre Dino.

Embora o formato não seja inédito e tenha sido utilizado em três ocasiões neste ano para dezenas de indicados ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e ao Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), além de uma sabatina em trio para indicados ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), nunca ocorreu envolvendo nomeados para a PGR e o STF.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES