Com menos de 48h para sabatina, Dino faz última cartada para garantir votos no Senado

O ministro e seus aliados estão intensificando as articulações, especialmente com membros da oposição que são contrários à sua indicação para o STF

Ministro Flávio Dino (PSB-MA) | Reprodução/Folha de SP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Faltando apenas 48 horas para a sabatina do ministro Flávio Dino (Justiça) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, agendada para esta quarta-feira (13/12), ele e seus aliados estão intensificando as articulações, especialmente com membros da oposição que são contrários à sua indicação para o Supremo Tribunal Federal (STF), feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O objetivo principal dessas conversas não é apenas conquistar votos, considerados difíceis em alguns casos, mas construir um ambiente mais harmonioso para a sessão no colegiado.

Até o momento, nove dos 27 membros da CCJ não divulgaram publicamente seus votos, enquanto seis se declararam contra a indicação de Dino e 12 a favor. No total dos 81 senadores, 35 estão indecisos, 21 afirmaram que votarão contra, e 25 se posicionaram favoravelmente à chegada de Dino ao STF.

Dino e seus aliados concentram esforços nos blocos de senadores indecisos e contrários à indicação. Emissários de Dino procuraram o líder do PL, Carlos Portinho (RJ), durante o fim de semana, embora o encontro não tenha ocorrido. Outro alvo da tropa de Dino em busca de votos é o senador Sergio Moro (União Brasil-PR), opositor ferrenho que ainda não revelou sua posição.

Davi Alcolumbre garimpando votos favoráveis a Dino

Segundo pessoas próximas ao ministro da Justiça, esses contatos visam suavizar os embates esperados durante a sabatina na CCJ. O presidente da comissão, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), é um dos nomes que vem trabalhando a favor de Flávio Dino.

O ministro terá compromissos nesta terça-feira (12), na reta final da busca por apoios, participando de uma reunião com a bancada do PSD na Casa pela manhã. À noite, a ex-senadora Kátia Abreu oferecerá um jantar para Flávio Dino e Paulo Gonet, com a presença de senadores de diferentes legendas.

Após a sabatina, os membros da CCJ votarão a favor ou contra as indicações para o STF e a PGR feitas pelo presidente. No entanto, a decisão final cabe ao plenário do Senado, que precisa aprovar as indicações com maioria simples, ou seja, 41 votos.

Na semana passada, o relator da indicação de Dino, o senador Weverton Rocha (PDT-MA), apresentou parecer favorável, destacando o currículo do indicado e sua reconhecida trajetória nos poderes da República. O relator de Paulo Gonet, o senador Jaques Wagner (PT-BA), também deu parecer favorável, destacando a afinidade intelectual e moral do indicado para o cargo de PGR.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES