Cearenses buscam novos elementos para retórica em litígio com o Piauí

O próximo passo consiste em concluir o estudo até o final de dezembro, integrando as informações por meio de geoprocessamento e cartografando as localidades e infraestruturas.

Técnicos analisam elementos para retórica técnica | Governo do Ceará
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma parte da equipe cearense encarregada do litígio com o Piauí, constituída por membros da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), conduziu uma reunião na sede da companhia em Fortaleza. O encontro contou com a presença da geógrafa e especialista em geomorfologia Vanda Claudino, da Universidade Federal do Ceará (UFC). Além da participação da especialista, estiveram presentes João Sílvio Morais, analista em Gestão dos Recursos Hídricos da Cogerh, Luís Barros, analista em Gestão de Recursos Hídricos da Cogerh na Bacia da Serra da Ibiapaba, e Cleyber Nascimento, analista de Políticas Públicas do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE).

Durante a reunião, o grupo focou sua discussão nos aspectos técnicos geomorfológicos da região da Serra da Ibiapaba, área que abrange o litígio entre Ceará e Piauí. O mapeamento geomorfológico nesta região é um dos temas de estudo do grupo, que visa delimitar a divisa cartográfica com base em critérios geomorfológicos relacionados ao sopé da Serra da Ibiapaba, conforme registrado em documentos históricos.

Leia Mais

No que diz respeito ao levantamento de dados técnicos, João Sílvio Morais esclareceu que o grupo está atualmente analisando a interseção dos dados sobre a drenagem de recursos hídricos com aspectos geológicos, aliados às disposições legais que tratam dos confrontantes na porção onde a serra tem início na porção ocidental.

A abordagem técnica adotada pelo grupo é centrada nesse enfoque técnico. O próximo passo consiste em concluir o estudo até o final de dezembro, integrando as informações por meio de geoprocessamento e cartografando as localidades e infraestruturas. Esse processo visa obter um entendimento preciso sobre a delimitação das linhas de fronteira na área de litígio.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES