Alepi avança nas discussões de litígio territorial entre Piauí e Ceará

O processo tramita no Supremo Tribunal Federal (STF) desde 2011, com expectativa de uma decisão em 2024.

Litígio entre o Piauí e Ceará segue provocando polêmica | COGERH
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta segunda-feira (27), a Comissão de Estudos Territoriais (Cete) da Assembleia Legislativa do Piauí realizará uma audiência pública para discutir o longo litígio territorial entre os estados do Piauí e Ceará. A convocação para a reunião partiu do deputado Hélio Isaías (PT), com o requerimento sendo de autoria do Dr. Gil Carlos (PT).

O conflito territorial, que remonta a 1758, envolve aspectos técnicos, históricos e políticos, sendo objeto de discussões aprofundadas. A audiência busca proporcionar um espaço adequado para a compreensão dessas questões e a busca por soluções viáveis, dada a influência direta na vida dos cidadãos da região em disputa. A falta de definição dos limites territoriais gera incerteza sobre a jurisdição e os serviços públicos a que a população tem direito, conforme explicou o deputado Dr. Gil Carlos.

Leia Mais

A área em disputa abrange 13 municípios, incluindo Granja, Viçosa do Ceará, Tianguá, Poranga, Ibiapina, Ipueiras, Ubajara, Croatá, São Benedito, Guaraciaba do Norte, Crateús, Carnaubal e Ipaporanga.

Em 2019, a Assembleia já havia realizado um amplo debate sobre o tema, contando com a participação de especialistas, historiadores, representantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Exército Brasileiro, Procuradoria Geral do Estado do Piauí e representantes do Ceará. O processo tramita no Supremo Tribunal Federal (STF) desde 2011, com expectativa de uma decisão em 2024.

Em setembro, o procurador-geral do Estado, Pierot Júnior, em entrevista ao MeioNorte, adotou um tom conciliador com o Ceará, destacando que a tese do Piauí se baseia em documentos históricos e marcos naturais.

O processo no STF, sob relatoria da ministra Cármen Lúcia, está avançando, e o Exército realizará uma perícia na região até o próximo mês. Caso a transferência de terras para o Piauí seja efetivada, aproximadamente 25 mil habitantes do Ceará se tornarão piauienses, gerando divisões na região, especialmente no setor agropecuário.

O procurador-geral do Piauí, Pierot Júnior, detalhou as provas colhidas pelo Estado, destacando documentos históricos, convenção interestadual, marcos naturais e cartas cartográficas. A expectativa é que o Exército finalize o laudo pericial até maio do próximo ano.

As provas apresentadas pelo Piauí refutam dois mitos: a alegação de que o Piauí nunca teve litoral e a suposta cessão do trecho da Serra da Ibiapaba ao Ceará.

O governador do Piauí, Rafael Fonteles, criou um Grupo de Trabalho para monitorar a Ação Civil Originária em andamento no STF. O GT, composto por uma equipe multidisciplinar, terá subgrupos para análise jurídica, estudos socioeconômicos, históricos e demográficos, e análise técnico-cartográfica da área.

Pierot Júnior espera que, após o laudo pericial, a relatora do caso dialogue com representantes de ambos os estados, buscando uma solução conciliatória. O procurador reforça que a relação entre os estados é boa, prevalecendo o diálogo, e que todos os interesses serão considerados para encontrar a melhor solução possível.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES