CGU atesta bilhões pagos indevidos no Auxílio Brasil e MDS manterá crivo

Ao todo, mais de 820 mil benefícios foram liberados para famílias que não estavam elegíveis.

Wellington Dias é o ministro do Desenvolvimento Social | Roberta Aline/MDS
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Wellington Dias (PT-PI), sinalizou nas redes sociais nesta terça-feira, 16 de maio, que a Controladoria-Geral da União constatou R$ 3,8 bilhões pagos indevidamente pelo Auxílio Brasil na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ). Ao todo, mais de 820 mil benefícios foram liberados para famílias que não estavam elegíveis.

"A CGU identificou pagamentos indevidos de R$ 3,8 bilhões na gestão anterior no então programa Auxílio Brasil. Foram 820.908 benefícios liberados para famílias fora do perfil de renda, um direito que foi tirado de milhões de brasileiras e brasileiros que realmente precisavam", explicitou. 

Leia Mais

Nesse sentido, o líder da pasta, que é considerada o 'coração' da gestão Lula (PT), pontuou que o trabalho de reavaliação prosseguirá, no intuito de que se evite o pagamento para quem não está dentro da faixa do programa Bolsa Família. "A recomendação da CGU ao MDS é o que já temos feito: reavaliação da situação das famílias que ingressaram no programa e que possuíam indícios de inelegibilidade e atualização de informações do Cadastro Único, que hoje possui 90 milhões de pessoas", sinalizou.

Wellington Dias frisou que a gestão federal está comprometida em fazer do Bolsa Família 'um programa justo e trazer de volta a ele o propósito que foi apagado pelo governo anterior'. O ministro sinaliza ainda que o propósito é o de combater a extrema pobreza, tirar o Brasil do mapa da fome e levar dignidade e oportunidade a quem mais precisa. 

 Cortes seguem até dezembro

No último mês, o ministro responsável pelo Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Wellington Dias, anunciou que as contas do Programa Bolsa Família permanecerão bloqueadas até o final deste ano, com o objetivo de solucionar todas as irregularidades até essa data.

Durante o evento "Educação Já", organizado pela ONG Todos pela Educação, Dias afirmou que infelizmente o número de fraudes foi muito maior do que o governo foi capaz de detectar até o momento. Ao analisar o período entre maio de 2022 e o início de outubro, foram encontrados cerca de 5,5 milhões de registros unipessoais, o que indica a ocorrência de atividades suspeitas.

Dias expressou sua confiança de que haverá um progresso significativo até o mês de julho. No entanto, ele estima que um cadastro adequado, nos moldes que o Brasil já teve no passado, será alcançado por volta de dezembro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES