Com medo da derrota eleitoral de Bolsonaro, desmatamento disparou em 2022

A pandemia de Covid-19 serviu também para distrair a imprensa enquanto Salles “passava a boiada”

Desmatamento acelerou no ano eleitoral | Reprodução/CNN
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Temendo a não reeleição do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e, com ela, a volta da aplicação de punições a quem desmata, o ritmo da destruição do meio ambiente disparou nos últimos quatro anos. No Brasil, a degradação florestal saltou para 22,3% em 2022 na comparação com 2021, segundo o relatório anual do MapBiomas divulgado nesta segunda-feira (12). Isso indica que o país perdeu o equivalente a 230 campos de futebol por hora.

Em 2019, primeiro ano da gestão Bolsonaro, foram ceifados 1,22 milhão de hectares florestais; em 2020, 1,65 milhão e, em 2021, 1,68 milhão. Já no ano eleitoral de 2022, a motosserra e queimadas devastaram 2,06 milhões de áreas ambientais.

Leia Mais

A agropecuária foi responsável por 95% do desflorestamento, que se sobressaiu na Amazônia (58%) e no Cerrado (32,1%).

O desmatamento ilegal já existia antes mesmo de Bolsobnaro ocupar a cadeira presidencial, mas em seu governo a atividade se tornou símbolo a ponto de ser lembrada no exterior. Com Paulo Guedes no Ministério da Economia e Ricardo Salles no Ministério do Meio Ambiente, o ex-presidente atacou a fiscalização, acobertou criminosos e financiou desmatadores.

A alta no desmatamento no Brasil, nos últimos anos, não foi por acidente, e sim um projeto. Prova dessa agenda foi a proposta do agora deputado, Ricardo Salles (PL-SP), de aproveitar a pandemia - enquanto a imprensa priorizava dar cobertura ao número de mortes, doentes e pesquisas em atividade para conter a doença - para "passar a boiada" contra as normas ambientais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES