Congresso vai analisar distribuição gratuita de remédios a base de maconha

O projeto de lei foi protocolado nesta semana na Câmara Federal e começará a ser analisado nas Comissões Técnicas.

Marx Beltrão é o autor da proposta | Agência Câmara
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma proposta de lei, de autoria do Deputado Marx Beltrão (PP-AL) protocolado na terça-feira (11), está gerando repercussão no Congresso Nacional. O projeto institui a política federal de fornecimento gratuito de medicamentos de derivado vegetal à base de canabidiol, em associação com outras substâncias canabinóides, incluindo o tetrahidrocanabidiol, em caráter de excepcionalidade pelo Poder Executivo nas unidades de saúde pública estadual e privada conveniada ao Sistema Único de Saúde (SUS).

A proposta tem como objetivo adequar a temática do uso da cannabis medicinal aos padrões do SUS, visando o fornecimento e acesso aos medicamentos de derivado vegetal à base de canabidiol, em associação com outras substâncias canabinóides, aos pacientes portadores de doenças que comprovadamente o medicamento diminua as consequências clínicas e sociais dessas patologias.

Leia Mais

A cannabis sativa, nome científico da maconha, tem sido objeto de estudos científicos há anos e já é utilizada para fins medicinais em diversos países ao redor do mundo. No entanto, no Brasil, ainda não há uma regulamentação clara para o uso medicinal da planta, o que tem gerado discussões e debates.

O autor do projeto, Deputado Marx Beltrão, argumenta que a proposta busca fornecer acesso gratuito a medicamentos à base de canabidiol, uma das substâncias presentes na cannabis, que não possui efeito psicotrópico, ou seja, não causa alterações da percepção em quem a utiliza. Ele destaca que a substância tem sido comprovadamente eficaz no tratamento de diversas doenças, especialmente em pacientes com quadros clínicos graves.

A proposta também busca adequar o Brasil aos padrões internacionais, promovendo estudos e referências internacionais para a utilização da cannabis medicinal. 

PL autoriza uso e distribuição da cannabis para fins medicinais em Teresina

PI: CCJ aprova projetos que dispõem sobre medicamentos à base de canabidiol

Tarcísio sancionará lei para oferecer de graça remédios à base de cannabis

O Deputado Marx Beltrão ressalta que outros países já possuem regulamentação clara para o uso medicinal da cannabis, e o Brasil não pode ficar para trás nesse debate.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES