Covid-19 não acabou e vacinação segue fundamental, alerta ministra

A assessoria da ministra informou que ela ressaltará a importância de reconhecer que a pandemia ainda não acabou e que a vacinação continua sendo fundamental

Covid-19 não acabou e vacinação segue fundamental, alerta ministra | Marcelo Camargo/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Ministra da Saúde, Nísia Trindade, fará um pronunciamento em cadeia nacional de rádio e televisão na noite deste domingo (7), por volta das 20h. O discurso terá como destaque a declaração da Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre o fim da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional em relação à covid-19. No entanto, a assessoria da ministra informou que ela ressaltará a importância de reconhecer que a pandemia ainda não acabou e que a vacinação continua sendo fundamental. 

Após mais de três anos, a OMS declarou na última sexta-feira (5) que a covid-19 não configura mais emergência em saúde pública de importância internacional. Conforme a entidade, o vírus se classifica agora como um “problema de saúde estabelecido e contínuo”. 

"É uma grande vitória para a sociedade, possível graças à ciência e à vacinação, orientadas para o acesso à saúde. Ao mesmo tempo, o anúncio não significa o fim da circulação do vírus, mas uma mudança de abordagem. Ainda temos que ter cuidados, inclusive nos vacinando contra a covid-19, o que em muitos países passou a compor o calendário anual, a exemplo da vacinação contra a influenza", escreveu a ministra, nas redes sociais. 

Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), embora a avaliação de risco global ainda seja alta, há sinais positivos indicando uma diminuição dos riscos à saúde. Essa melhoria é impulsionada principalmente pela alta imunidade da população, seja por meio da infecção natural, da vacinação ou de uma combinação das duas estratégias. Além disso, as linhagens da variante Ômicron em circulação parecem não ter grandes mudanças em sua capacidade de infecção, e há um melhor manejo dos casos clínicos. 

Dados da entidade indicam que 765,2 milhões de casos de covid-19 foram confirmados no planeta até o momento, além de quase 7 milhões de mortes registradas. Ainda segundo a OMS, 13,3 bilhões de doses de vacinas contra a doença foram administradas em todo o mundo.  

(Com informações da Agência Brasil)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES