CPI do 08/01 convoca G. Dias, ex-chefe da Abin e coronel que sugeriu golpe

Gonçalves Dias apareceu em imagens no Palácio do Planalto no momento em que a sede do Executivo era invadida pelos terroristas.

Gonçalves Dias é convocado pela CPMI | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em reunião nesta terça-feira, 20 de junho, a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito dos atos de 08 de janeiro aprovou mais uma série de requerimentos de convocação. Serão ouvidos pelo grupo, o ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) Marco Edson Gonçalves Dias e o ex-diretor adjunto da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) Saulo Moura da Cunha

Gonçalves Dias apareceu em imagens no Palácio do Planalto no momento em que a sede do Executivo era invadida pelos terroristas, a gravação foi veiculada pelo canal a cabo CNN Brasil e provocou polêmica, culminando na saída do coronel do comando do GSI. 

Leia Mais

No bloco de pedidos também foi autorizado o depoimento do coronel Jean Lawand Júnior, que foi identificado em uma troca de mensagens com Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL), supostamente articulando um golpe em favor da manutenção do líder da extrema-direita no Poder. 

Lawand era subchefe do Estado Maior do Exército; e as investigações da PF sinalizam que o militar teria incentivado Cid a convencer o ex-presidente a tomar alguma medida para evitar que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fosse empossado no dia 1º de janeiro. 

Cabe esclarecer que eles foram convocados na condição de testemunha, ou seja, há a obrigatoriedade de se apresentarem à Comissão para prestar os esclarecimentos. Caso fossem chamados na condição de investigados, eles poderiam rejeitar a participação.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES