CPI do 8 de janeiro: G. Dias revela que manipulou relatório da Abin

A alteração no texto se deu para que o ex-ministro omitisse a sua participação no ataque antidemocrático

G. Dias confessa seu envolvimento direto nas ataques do 8 de janeiro | Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ex-ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Gonçalves Dias, admitiu ser o autor da manipulação do relatório da Agência de Segurança Brasileira de Inteligência  (Abin), possibilitando, assim, a invasão golpista de bolsonaristas na sede dos três Poderes da República no 8 de janeiro.

O relatório enviado ao Congresso Nacional se referia à troca de informações e alertas ocorrida dos atos que depredaram os prédios do Planalto, STF e Congresso.

Leia Mais

As declarações do ex-ministro foram feitas durante depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) formada pela Câmara Legislativa do Distrito Federal; comissão essa que investiga o ataque de eleitores extremistas ao Estado Democrático de Direito.

Segundo Gonçalves Dias, o documento o incluía em troca de mensagens da qual ele esconderia sua contribuição.

“A Abin respondeu [à solicitação do Congresso] com um compilado de mensagens de aplicativo, em que tinha dia e tempo, na coluna do meio o acontecido e na última coluna a difusão. Esse documento tinha lá ‘ministro do GSI’. Eu não participei de nenhum grupo de WhatsApp, eu não sou o difusor daquele compilado de mensagens. Então aquele documento não condizia com a realidade. Esse era um documento. Ele foi acertado e enviado”, afirmou.

Silvinei Vasques

Antes de G. Dias, a comissão convocou a presença do ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Silvinei Vasques.

O depoimento foi marcado por um bate-boca generalizado, envolvendo parlamentares da Oposição e governistas. A sessão precisou ser interrompida. O embate mais quente ocorreu quando a relatora Eliziane Gama (PSD-MA) questionava o ex-PRF sobre um episódio de agressão a um frentista, caso o qual ele estaria supostamente envolvido.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES