CPI dos atos golpistas quebra sigilos de Zambelli e de hacker e reconvoca Cid

A comissão também aprovou convocação para novo depoimento do tenente-coronel Mauro Cid, ex-chefe dos ajudantes de ordem de Bolsonaro

CPI dos atos golpistas quebra sigilos de Zambelli e de hacker e convoca Cid | Reprodução/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta quinta-feira, 24 de agosto, a CPI do 8 de janeiro deliberou pela aprovação da quebra de sigilo fiscal e telefônico da parlamentar federal Carla Zambelli (PL-SP), assim como de seus aliados. A motivação para essa medida reside na afirmação do programador Walter Delgatti Neto, conhecido como o hacker ligado à divulgação de mensagens da Operação Lava Jato, de que, a pedido de Zambelli, esteve envolvido em esforços para minar a credibilidade das urnas eletrônicas.

A comissão também aprovou convocação para novo depoimento do tenente-coronel Mauro Cid, ex-chefe dos ajudantes de ordem de Bolsonaro. O presidente da CPI, Arthur Maia (União Brasil-BA), porém, não colocou em discussão as quebras de sigilo envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. A comissão aprovou ainda a quebra do sigilo dos dados de redes sociais de Zambelli. O Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) vai enviar à CPI relatórios de inteligência financeira sobre a deputada.

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) também deu o aval para a obtenção de informações relacionadas às movimentações financeiras, registros telefônicos e atividades nas redes sociais de Bruno Zambelli (PL), irmão da deputada e também parlamentar estadual em São Paulo, além de Renan Goulart. Conforme as alegações de Delgatti, eles teriam tido envolvimento na trama visando a descredibilização das urnas eletrônicas.

Arthur Maia e Eliziane Gama na CPI dos Atos Golpistas — Foto: Geraldo Magela/Agência Senado 

Adicionalmente, a comissão aprovou a convocação de Osmar Crivelatti, ex-assistente de ordens do ex-presidente Bolsonaro, e a autorização para a quebra de sigilo telefônico e telemático de Tércio Arnaud Tomaz e José Matheus Salles Gomes. Estes dois últimos desempenharam papéis centrais na estratégia de comunicação através das redes sociais do ex-presidente.

O plano da comissão era pautar requerimentos de quebras de sigilo e convocações na terça (22), mas houve divergência entre os parlamentares sobre quais seriam avaliados. Sem acordo, Maia decidiu apresentar com antecedência a pauta da reunião. A aprovação dos requerimentos da pauta desta quinta foram aprovados de forma simbólica, pois havia acordo entre os parlamentares. A CPI ainda ouve na sessão de hoje o sargento Luis Marcos dos Reis, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro.

Reis participou da invasão a Praça dos Três Poderes em 8 de janeiro e está preso por causa das suspeitas da falsificação do cartão de vacinação do ex-presidente da República. O Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) identificou movimentação atípica na conta do ex-ajudante de Bolsonaro.

(Com informações da Folhapress - Mateus Vargas)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES