CPI: Uma palavra do Bolsonaro faria pessoas voltarem para casa, diz coronel

Ele explicou que as mensagens enviadas ao ex-ajudante de ordens da Presidência, Mauro Cid, tinham o objetivo de solicitar ao ex-presidente Jair Bolsonaro.

CPI: Uma palavra do Bolsonaro faria pessoas voltarem para casa, diz coronel | Reprodução/Agência Senado
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O coronel do Exército Jean Lawand Júnior afirmou, em seu depoimento à CPMI que investiga os atos antidemocráticos ocorridos em Brasília em 8 de janeiro, que ele não proferiu nem incentivou qualquer golpe de Estado. Ele explicou que as mensagens enviadas ao ex-ajudante de ordens da Presidência, Mauro Cid, tinham o objetivo de solicitar ao ex-presidente Jair Bolsonaro que promovesse a pacificação do país.

O coronel Lawand Júnior nega qualquer envolvimento em ações ou discursos antidemocráticos e esclarece que suas intenções eram buscar a tranquilidade e a estabilidade no cenário político.

"Afirmo aos senhores que em nenhum momento falei sobre golpe, atentei contra a democracia brasileira ou quis quebrar, destituir, agredir qualquer uma das instituições", declarou ele, que foi convocado após a divulgação de mensagens que ele enviou a Mauro Cid pedindo que convencesse o ex-presidente Jair Bolsonaro a dar um golpe de Estado. 

Lawand rejeitou qualquer intenção golpista e afirmou que seu objetivo era que o ex-presidente Jair Bolsonaro solicitasse aos manifestantes que retornassem para casa. Ele expressou a opinião de que uma manifestação do ex-presidente teria o poder de influenciar as pessoas nas ruas a voltarem para suas residências e retomarem suas vidas. No entanto, Lawand ressaltou que não acredita que Bolsonaro tenha qualquer responsabilidade pelo que ocorreu durante os atos antidemocráticos em questão.

O coronel Lawand ressaltou que as mensagens em questão foram trocadas em um contexto privado. Ele expressou a necessidade de considerarem sua essência e suas ações ao longo de sua vida como pai de família e militar comprometido. Lawand enfatizou que sempre teve o bem do Brasil como objetivo e se comprometeu a fornecer explicações detalhadas sobre cada uma das mensagens, buscando esclarecer seu posicionamento e suas intenções durante o período em questão.

"Minha função [no Exército] é burocrática. Não tinha motivação, capacidade ou força para fazer qualquer atentado ou motivar pessoas a fazê-lo", disse. "Fui infeliz. Minha colocação foi muito infeliz, não tenho contato com ninguém do Alto Comando. Não deveria tê-la feito".

Parlamentares acusaram Lawand de fornecer informações falsas durante seu depoimento à CPI, o que, em teoria, poderia resultar em sua prisão em flagrante. Antes de depor, o coronel jurou dizer a verdade. No entanto, o presidente da CPMI, deputado Arthur Maia (União-BA), afirmou que, como Lawand não é obrigado a produzir provas contra si mesmo, ele não tinha autoridade para determinar se o depoente estava falando a verdade ou não. Portanto, o presidente da CPMI não viu motivo para ordenar a prisão do coronel Lawand.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES