Dados de sigilo bancário de Bolsonaro chegarão ao Brasil em três meses

A Polícia Federal submeteu um requerimento de colaboração internacional ao FBI após a aprovação do Supremo Tribunal Federal

Dados de sigilo bancário de Bolsonaro chegarão ao Brasil em três meses | Isac Nóbrega/PR
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após receber aprovação do Supremo Tribunal Federal, a Polícia Federal apresentou formalmente um pedido de cooperação internacional ao FBI. O objetivo dessa colaboração é conduzir uma investigação sobre a suposta venda ilícita de joias, na qual Jair Bolsonaro (PL) e outros indivíduos estariam envolvidos. Esses detalhes foram divulgados pela TV Globo. 

Caso a autorização para a quebra de sigilo bancário de Bolsonaro, Mauro Cid, General Mauro César Cid e o advogado Frederick Wassef nos Estados Unidos seja concedida, o processo de obtenção dos registros bancários provavelmente demandará de 2 a 3 meses para ser finalizado e posteriormente encaminhado ao Brasil.

Adicionalmente, existe a possibilidade de que o FBI dê início a uma investigação acerca de lavagem de dinheiro e dissimulação de ativos nos Estados Unidos, com relação ao crime de peculato que ocorreu no Brasil. As joias que foram oferecidas a Bolsonaro e Michelle Bolsonaro deveriam ter sido integradas ao patrimônio nacional, porém foram indevidamente comercializadas. O Supremo Tribunal Federal (STF) solicitou a autorização para a quebra do sigilo bancário de ambos os indivíduos envolvidos.

O advogado Frederick Wassef reconheceu ter comprado e posteriormente vendido um relógio como presente para Bolsonaro nos Estados Unidos. No entanto, ele refutou qualquer envolvimento em uma alegada "operação de recuperação" relacionada à joia. 

Uma vez que a colaboração internacional seja aprovada, os documentos e provas reunidos durante a investigação no Brasil são enviados ao Ministério da Justiça do país. Um procurador dos Estados Unidos está encarregado do caso nos Estados Unidos, e ele tem a autoridade para emitir determinações visando a quebra de sigilo bancário das contas pertencentes aos indivíduos envolvidos. 

Além disso, o procurador dos Estados Unidos possui o poder de requerer a atuação do FBI para realizar diligências, coletar informações e capturar imagens de joalherias. No entanto, esse estágio adicional pode estender a duração do processo de investigação.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES