De Michelle a Janja! Veja as mulheres mais poderosas da política nacional

Algumas mulheres tem se destacado no cenário político nacional nos últimos anos, ganhando protagonismo e ocupando posições importantes numa série de debates.

Michelle Bolsonaro e Janja entre as mais poderosas | Marcello Casal Jr/Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Mesmo com a desigualdade ainda cruel e latente, algumas mulheres tem se destacado no cenário político nacional nos últimos anos, ganhando protagonismo e ocupando posições importantes numa série de debates. A influência delas versa também para esfera social. 

Vamos conhecer a seguir algumas das mulheres mais poderosas nesse cenário político nacional, suas trajetórias e contribuições.

Leia Mais

1. Michelle Bolsonaro

Michelle Bolsonaro, esposa do ex-presidente Jair Bolsonaro, é uma figura atuante no cenário político brasileiro, principalmente no que diz respeito à inclusão social de pessoas com deficiência. Ela é cotada para concorrer à Presidência ou ao Senado em 2026. 

Durante as eleições do ano passado, Michelle teve um papel preponderante na campanha do marido, ajudando-o a avançar no público feminino e entre os evangélicos

2. Janja Silva

Janja Silva, atual primeira-dama do país, é socióloga e extremamente engajada numa série de causas, especialmente na defesa das mulheres, dos povos originários e na liberdade religiosa. Sua habilidade de articulação e sua proximidade com figuras-chave na política nacional lhe conferem uma posição de destaque, contribuindo para estratégias políticas e tomadas de decisão.

Janja não tem ficado na sombra do presidente Lula e tem mostrado todo o seu poder e força para defender o que acredita ser justo. 

3. Gleisi Hoffmann: A Presidente do Partido dos Trabalhadores

Gleisi Hoffmann é uma política experiente e atual presidente do Partido dos Trabalhadores (PT). Com uma carreira marcada por sua atuação no cenário político nacional, Hoffmann tem sido uma voz ativa na defesa de políticas sociais e direitos dos trabalhadores, além de ser uma das principais representantes femininas dentro do PT.

4. Dilma Rousseff: A Primeira Presidente Mulher do Brasil

Dilma Rousseff fez história ao se tornar a primeira mulher a ocupar a presidência do Brasil (2011-2016). Sua trajetória política inclui a luta contra a ditadura militar e diversos cargos públicos antes de se tornar presidente. 

Atualmente, a economista ocupa o comando do Banco do BRICS e tem liderado a estratégia de expansão da instituição financeira criada pelos países em desenvolvimento. 

5. Senadora Tereza Cristina: Uma Liderança na Agricultura e Pecuária

Tereza Cristina é uma política e engenheira agrônoma brasileira, atualmente senadora. Com uma forte atuação voltada para a agricultura e pecuária, ela foi Ministra da Agricultura no Governo Jair Bolsonaro. Sua experiência e conhecimento no setor agrícola a tornam uma voz relevante no cenário político brasileiro.

Ademais, Tereza é pré-candidata do Progressistas à Presidência da República em 2026. Seu nome é apoiado por figuras como o senador Ciro Nogueira



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES