De 'traidor' a 'ingênuo', governador de SP é alvo do cinturão bolsonarista

Conflito entre Bolsonaro e Tarcísio gera fissuras na base bolsonarista, apontam cientistas políticos

Reforma tributária gerou o mal-estar entre as figuras | Alan Santos/PR
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O desentendimento entre o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), por posicionamentos divergentes em relação à reforma tributária, provocou rachaduras em grupos de bolsonaristas monitorados em pesquisas qualitativas contínuas. A análise é de pesquisadores do Laboratório de Estudos da Mídia e Esfera Pública (Lemep), do Iesp/Uerj.

Cientistas políticos e coordenadores do projeto, João Feres e Carolina de Paula, realizaram um estudo que identificou dois padrões de opinião entre os bolsonaristas: os "convictos", que apoiaram as invasões aos Três Poderes em janeiro, e os "moderados", que seguem ex-presidente, mas discordam da destruição ocorrida no início do ano.

Leia Mais

Os participantes "convictos" utilizam um "atalho informacional" oferecido por Bolsonaro para se manterem ao lado do ex-chefe do Executivo e do que consideram como o "certo" na direita. Para esse grupo, Bolsonaro está certo em sua posição contrária à destruição, pois conhecendo o Brasil, sabe o que é melhor para a direita. Além disso, há uma parcela irritada com a postura de "traidor" de Tarcísio e outra que o vê como “ingênuo”, acreditando que se trata de um conflito de opiniões.

Por outro lado, entre os moderados, há a percepção de que Bolsonaro e Tarcísio desentenderam-se e que esse conflito pode se intensificar. Alguns observam essa disputa por espaço político dentro da direita em geral, o que gera críticas para ambos os lados. Nesse segmento, as opiniões sobre a reforma tributária são diversas, considerando o assunto complexo.

Os cientistas políticos ressaltam que poucas pessoas têm um posicionamento claro sobre o texto aprovado, e entre os moderados, essas brigas acabam prejudicando o país. Estima-se que o grupo dos moderados seja significativamente maior, uma vez que apenas 10% dos eleitores de Bolsonaro apoiaram a depredação em Brasília, de acordo com pesquisa do Datafolha realizada em janeiro.

Os pesquisadores dividiram os dois grupos de bolsonaristas e perguntaram quem estava certo na discussão entre Bolsonaro e Tarcísio. O estudo qualitativo oferece insights sobre como certos grupos de eleitores de Bolsonaro pensam, mas não é generalizável para toda a população devota do ex-presidente.

Saiba mais em: Meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES