Governador de SP irrita bolsonaristas, mas ganha pontos com Centrão e Lula

Tarcísio ainda tentou persuadir Bolsonaro e bancada do PL, mas só recebeu insultos

A atitude foi vista com bons olhos pelo Centrão | Tomzé Fonseca
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), enfrentou críticas do movimento bolsonarista ao expressar seu apoio à reforma tributária. No entanto, sua postura impressionou os líderes do Centrão, em Brasília, assim como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A mudança de perspectiva na Câmara dos Deputados em relação à reforma tributária é atribuída à adesão dos governadores. Dentre todos os que se uniram à ideia, Tarcísio se destacou e até mesmo posou para fotos ao lado do ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Leia Mais

O governador também liderou a reunião que levou o partido Republicanos, com 41 deputados, a se posicionar a favor da proposta. Além disso, gravou um vídeo junto a toda a bancada da sigla, defendendo o texto que seria apresentado à Câmara.

Lula comemorou o apoio de Tarcísio durante uma conversa com membros da articulação política. O presidente chegou a considerar fazer um elogio público à postura do adversário, que considerou "madura" e "democrática".

Tarcísio deixou claro que enxerga o projeto como uma "reforma do Estado", e não apenas do governo. Com a inelegibilidade de Bolsonaro, o governador de São Paulo passou a ser visto como um provável candidato da oposição para as eleições presidenciais de 2026.

Um dos deputados do Centrão que lidera a oposição ao governo petista revelou que a postura de Tarcísio fez com que ele e outros parlamentares considerassem votar a favor da reforma.

"Sinto-me confortável sabendo que o possível candidato da oposição em 2026 defendeu publicamente o texto", disse o parlamentar, que preferiu não ter seu nome revelado.

Nesta quinta-feira (06), o governador paulista tentou convencer o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e a bancada do Partido Liberal a apoiar a proposta e "não entregar para a esquerda a narrativa da reforma tributária". No entanto, recebeu apenas insultos de Bolsonaro e dos deputados presentes. O projeto foi aprovado com folga e se encaminha, agora, para o Senado Federal.

Saiba mais em: Meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES