Defesa de Bolsonaro pedirá que TSE tire pontos que condenam o ex-presidente

Os advogados afirmam que trechos do processo não deveriam estar mantidos sob sigilo, e TSE justifica a decisão

Defesa de Bolsonaro tenta retirar trechos do processo protocolado pelo PDT | Antonio Molina
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) irá solicitar ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, a remoção total de sigilo de partes do argumento elaborado pelo PDT para condenar o ex-chefe do Executivo à inelegibilidade em decorrência do abuso do poder político. A conversa será reservada e ocorrerá nesta quarta-feira (21), um dia antes do julgamento.

De acordo com os advogados de Bolsonaro, há trechos de ações no processo que estão sob sigilo no Supremo, como o resultado da perícia, realizada pela Polícia Federal (PF), na minuta do decreto que se desdobraria em golpe contra o Estado Democrático de Direito. Esse documento foi encontrado na casa do ex-ministro da Justiça - no governo Bolsonaro -, Anderson Torres, no dia 10 de janeiro.

Leia Mais

Segundo a defesa do ex-presidente, a proibição de divulgação de segmentos de ações sob sigilo nas considerações finais foi imposta pelo ministro-relator Benedito Gonçalves.

Quando procurada para falar sobre o pedido e declarações levantadas, o TSE declarou que o sigilo nas alegações finais é para preservar depoimentos e ações que estão em segredo de justiça.

“Especificamente no que diz respeito às alegações finais e ao parecer do MPE, o sigilo, como já explicitado, foi aplicado para proteger, especificamente, os trechos que fizessem remissão aos documentos e depoimentos sigilosos. Os investigados, agora, pretendem a revogação da medida que antes requereram, a fim de permitir o ‘conhecimento e o escrutínio público’ das manifestações", afirmou.

"Ocorre que, em primeiro lugar, o relato apresentado não altera o quadro que ensejou o requerimento e a determinação de sigilo. Segue se impondo o objetivo de evitar que a publicidade das alegações finais e do parecer – peças que, por sua natureza, discutem as provas produzidas na instrução – permitissem, por via transversa, a exposição pública do teor de informações que estão reservadas ao conhecimento das partes, do MPE e do juízo até o julgamento do processo”, continuou.

Além disso, a equipe de advogados do Bolsonaro também alega que outro texto foi exposto pela imprensa, como parecer do Ministério Público Federal que solicita a inelegibilidade do ex-presidente.

Requerimento do PDT pede punição a Bolsonaro

O ex-comandante enfrenta nesta semana o julgamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que pode deixá-lo inelegível por oito anos. O caso será analisado por ministros da Justiça nesta quinta-feira (22), às 09h.

Foram reservadas três sessões para o julgamento. Nos dois primeiros dias (22 e 27 de junho), a ação com Bolsonaro é o único item a ser discutido entre eles.

O ex-presidente é alvo do de processo em que o Partido Democrático Trabalhista (PDT) o denuncia pelo uso exacerbado de poder político e utilização indevida dos meios de comunicação para disparar críticas e fomentar dúvidas acerca da eficiência e segurança do sistema eleitoral.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES