Exclusivo Deputadas do PT e PL se unem para mudança na Lei das Eleições; entenda!

O projeto tem como objetivo estabelecer regras para a propaganda eleitoral gratuita de candidaturas de mulheres e pessoas negras nas eleições pelo sistema proporcional.

Deputadas propõem mudança na Lei das Eleições | Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um grupo de 30 deputadas, incluindo parlamentares alinhadas ao Governo Lula e também do partido de Jair Bolsonaro (PL), protocolou um projeto de lei que visa alterar a Lei nº 9.504, de 30 de setembro de 1997, conhecida como Lei das Eleições. O projeto tem como objetivo estabelecer regras para a propaganda eleitoral gratuita de candidaturas de mulheres e pessoas negras nas eleições pelo sistema proporcional.

Segundo o projeto, a aferição do percentual mínimo do tempo de propaganda eleitoral gratuita reservado a essas candidaturas deve ser feita em cada circunscrição eleitoral, e os percentuais devem ser observados separadamente em cada modalidade de propaganda, seja em blocos ou inserções. Os partidos políticos e federações, na distribuição do tempo de propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão entre seus candidatos a cargos eletivos, deverão destinar proporções adequadas ao percentual de candidaturas de mulheres e de pessoas negras, calculados com base no total de pedidos de registro apresentados à Justiça Eleitoral.

Leia Mais

O projeto também prevê que as informações prestadas pelos partidos e federações devem ser divulgadas na internet pelos Tribunais Regionais Eleitorais, facilitando o controle social e a fiscalização do cumprimento dos percentuais mínimos. A aferição do cumprimento dos percentuais será realizada em ciclos semanais, e o descumprimento implicará correção e compensação até o término do ciclo seguinte. Em casos de não cumprimento, os partidos e federações estarão sujeitos a multa, podendo chegar a R$ 50 mil. Durante a última semana de veiculação da propaganda eleitoral gratuita, os ajustes devem ser feitos sob pena de multa no valor de R$ 100 mil.

O projeto de lei também determina que os Tribunais Regionais Eleitorais disponibilizem informações sobre o tempo de propaganda gratuita de candidaturas de mulheres e pessoas negras em suas respectivas páginas da internet.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em resposta à Consulta nº 0600483-06 formulada pela Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, já havia se manifestado favoravelmente à observância dos percentuais do tempo de propaganda, de forma separada em cada meio de comunicação e em cada modalidade, mas reconheceu que não tem poder para impor sanções em caso de descumprimento. O projeto busca, portanto, incorporar esses entendimentos e avançar na previsão legal de sanções, fortalecendo as políticas afirmativas para superar a sub-representação política de grupos minorizados no país.

Diante disso, as deputadas que apresentaram o projeto de lei ressaltam sua importância para aprimorar a democracia no Brasil e conclamam os membros do Parlamento a aperfeiçoar e aprovar a matéria. O projeto entrará em vigor na data de sua publicação, caso seja aprovado pelo Congresso Nacional.

Confira a lista de parlamentares que assinaram o projeto:

  1. Dep. Benedita da Silva (PT/RJ) - Fdr PT-PCdoB-PV
  2. Dep. Laura Carneiro (PSD/RJ)
  3. Dep. Denise Pessôa (PT/RS) - Fdr PT-PCdoB-PV
  4. Dep. Jandira Feghali (PCdoB/RJ) - Fdr PT-PCdoB-PV
  5. Dep. Luisa Canziani (PSD/PR)
  6. Dep. Carol Dartora (PT/PR) - Fdr PT-PCdoB-PV
  7. Dep. Jack Rocha (PT/ES) - Fdr PT-PCdoB-PV
  8. Dep. Renata Abreu (PODE/SP)
  9. Dep. Nely Aquino (PODE/MG)
  10. Dep. Lídice da Mata (PSB/BA)
  11. Dep. Camila Jara (PT/MS) - Fdr PT-PCdoB-PV
  12. Dep. Maria Arraes (SOLIDARI/PE)
  13. Dep. Elcione Barbalho (MDB/PA)
  14. Dep. Silvia Cristina (PL/RO)
  15. Dep. Sâmia Bomfim (PSOL/SP) - Fdr PSOL-REDE
  16. Dep. Flávia Morais (PDT/GO)
  17. Dep. Erika Kokay (PT/DF) - Fdr PT-PCdoB-PV
  18. Dep. Luiza Erundina (PSOL/SP) - Fdr PSOL-REDE
  19. Dep. Tabata Amaral (PSB/SP)
  20. Dep. Rosana Valle (PL/SP)
  21. Dep. Soraya Santos (PL/RJ)
  22. Dep. Maria do Rosário (PT/RS) - Fdr PT-PCdoB-PV
  23. Dep. Professora Luciene Cavalcante (PSOL/SP) - Fdr PSOL-REDE
  24. Dep. Delegada Ione (AVANTE/MG)
  25. Dep. Reginete Bispo (PT/RS) - Fdr PT-PCdoB-PV
  26. Dep. Ana Pimentel (PT/MG) - Fdr PT-PCdoB-PV
  27. Dep. Ana Paula Lima (PT/SC) - Fdr PT-PCdoB-PV
  28. Dep. Juliana Cardoso (PT/SP) - Fdr PT-PCdoB-PV
  29. Dep. Luizianne Lins (PT/CE) - Fdr PT-PCdoB-PV
  30. Dep. Ivoneide Caetano (PT/BA) - Fdr PT-PCdoB-PV


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES