Moro elabora estratégia para enganar TSE e escapar da cassação no Senado

Postura com o ex-presidente também está presente na nova forma com que o senador se comportará

Moro traça outra rota | Andre Coelho/Getty Images
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O senador Sergio Moro (União Brasil-PR) e sua equipe estão adotando uma estratégia cuidadosa para evitar sua cassação no Senado. A avaliação do ex-juiz e de seus auxiliares é que o ex-procurador Deltan Dallagnol adotou uma estratégia mais agressiva ao se posicionar contra o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o que acabou levando à sua própria cassação.

Interlocutores de Moro aconselharam Dallagnol a se distanciar de figuras alinhadas ao bolsonarismo em suas críticas aos magistrados. No entanto, o ex-coordenador da Lava-Jato decidiu seguir em frente com seu plano, fazendo transmissões ao vivo criticando o judiciário ao lado de colegas do Congresso, como o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG).

Leia Mais

Moro, por sua vez, tem adotado uma postura diferente em relação ao STF e ao TSE. Ele tem buscado construir pontes com os magistrados, apesar da resistência que enfrenta devido à sua atuação como juiz da Lava-Jato. Seu principal adversário no Senado é o decano do Supremo, Gilmar Mendes, que não poupa críticas públicas a Moro.

Um dia após a cassação de Dallagnol, Moro teve uma conversa com o presidente da Corte eleitoral, Alexandre de Moraes. Além disso, quando o TSE declarou Bolsonaro inelegível no mês passado, Moro não saiu em defesa do ex-presidente. A estratégia agora é evitar qualquer conflito com o Judiciário.

Moro enfrenta um pedido de cassação movido pelo PL e PT no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). O caso passou pela primeira instância e agora está na fase de recursos, que serão apreciados pelo TSE, que terá a palavra final sobre o destino político do senador.

Saiba mais em: Meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES