TSE envia as provas da ação, que deixou Bolsonaro inelegível, ao STF e TCU

Depoimentos de Anderson Torres e Ciro Nogueira fazem parte do conjunto de evidências que condenaram o ex-presidente

Ex-ministros fizeram revelações no tribunal | Gustavo Moreno
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro Benedito Gonçalves, corregedor-geral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), encaminhou ao Supremo Tribunal Federal (STF) e ao Tribunal de Contas da União (TCU) os documentos relacionados à ação que resultou na inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Nesta terça-feira, o ministro determinou a retirada do sigilo dos depoimentos de testemunhas ouvidas no caso, a fim de que fossem enviados aos dois órgãos para análise das informações pelas autoridades responsáveis.

Leia Mais

No STF, os documentos foram enviados ao ministro Alexandre de Moraes, que é o relator de inquéritos que envolvem o ex-presidente e seus apoiadores. Parte do material também foi encaminhada ao gabinete do ministro Luiz Fux devido a um processo relacionado.

Entre os depoimentos enviados está o do ex-ministro da Justiça Anderson Torres. Foi em sua residência que a Polícia Federal (PF) encontrou a chamada "minuta do golpe", que previa a decretação do Estado de Defesa no TSE.

Também foram enviados os depoimentos dos ex-ministros da gestão Bolsonaro, como Ciro Nogueira (Casa Civil), Carlos Alberto França (Relações Exteriores) e do almirante Flávio Augusto Viana Rocha, ex-secretário especial de Assuntos Estratégicos da Presidência.

O corregedor utilizou esses depoimentos, juntamente com outras oitivas e provas, para fundamentar seu voto, que foi seguido pela maioria dos ministros do TSE.

No TSE, Bolsonaro foi condenado por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação, ao levantar falsas suspeitas contra as urnas eletrônicas durante uma reunião com embaixadores estrangeiros em julho de 2022. O encontro foi transmitido pela TV Brasil e ocorreu nas dependências do Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente.

A ação foi movida pelo PDT e o placar do julgamento foi de 5 a 2. Com o resultado, Bolsonaro ficará inelegível por oito anos, a partir das eleições de 2022.

Saiba mais em: Meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES