Deputado propõe PL para celebrar 'Dia do Patriota' no aniversário de Bolsonaro

O bolsonarista alega que há um suposto 'desgaste' do sentimento patriótico no Brasil

Ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) | Silvio Avila/AFP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O deputado federal Adilson Barroso (PL-SP) apresentou um Projeto de Lei (PL) visando estabelecer o "Dia Nacional do Patriota", programado para ser celebrado anualmente em 21 de março, coincidindo com o aniversário do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

O PL, protocolado nesta terça-feira (29), aborda o que o parlamentar bolsonarista descreve como um suposto “desgaste” do sentimento patriótico no país, e destaca a importância de preservar e respeitar os símbolos nacionais.

Leia Mais

“O hino, a bandeira nacional, os heróis de sua história, compõem também o rol de símbolos que representam a nação e que devem ser honrados, defendidos e valorizados”, acentua o texto. “O patriotismo é o amor genuíno que um indivíduo nutre pela história de seu território ou de sua nação, uma identificação sincera com sua identidade cultural historicamente construída”, continua.

A proposta de Barroso segue o rastro de outra iniciativa similar: a lei de Porto Alegre que declarou o "Dia Municipal do Patriota" em 8 de janeiro. No entanto, na segunda-feira (28), o ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu a execução dessa lei em resposta a um pedido feito pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

Conforme o entendimento do ministro Fux, a lei, ao se valer do pretexto do amor à pátria, acaba enaltecendo indivíduos que notoriamente se opuseram aos valores constitucionais, fazendo referência à invasão e vandalismo golpista cometidos nas sedes dos três Poderes da República.

A proposta de Barroso, de criar o “Dia Nacional do Patriota” em homenagem ao aniversário de Bolsonaro, agora se junta ao debate sobre a interpretação e celebração do patriotismo no contexto político brasileiro atual.

Saiba mais em: Meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES